A Justiça do Trabalho condenou a Empresa Brasil Comunicação (EBC) por assédio e perseguição a Gésio Passos, diretor do Sindicato dos Jornalistas do DF (SJPDF) e vice-presidente Centro-Oeste da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Em 2017, durante uma greve da categoria, Gésio, que é funcionáio da EBC, atuou contra uma situação de assédio moral que ocorreu dentro da redação da empresa. Por causa disso, a EBC abriu uma sindicância contra ele. Mas, segundo a decisão, a empresa teria manipulado a comissão da sindicância para perseguir e assediar o jornalista, não garantindo a imparcialidade necessária.

O juiz Rossifran Souza considerou que o “processo de sindicância em questão já nasceu totalmente viciado e tendencioso a punir unicamente o primeiro autor deste processo (Gésio)”. A decisão cita também o assédio moral ao jornalista: “A empresa insidiosamente iniciou e finalizou processo de sindicância sem qualquer fim de apuração integral dos fatos e das responsabilidades de todos os envolvidos, mas tendo como objetivo certo, desde a criação, de punição tão somente do primeiro autor (Gésio), situação esta que se traduz em espécie de perseguição no trabalho”, declarou o juiz.

A sentença determinou a anulação do processo administrativo contra Gésio, além da retirada dos registros funcionais de toda e qualquer advertência relacionada a esse processo.

Segundo nota publicada no site do SJPDF, além de Gésio, outros diretores sindicais que atuam na EBC estão sendo perseguidos. Em 2020, ele foi transferido de sua função como repórter da Rádio Nacional sem qualquer motivo.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments