Jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) entrarão em greve por tempo indeterminado a partir de 0h desta sexta-feira (26/11). A decisão foi tomada em assembleias simultâneas realizadas em Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Cerca de 300 funcionários participaram de forma presencial.

Nesses encontros, os jornalistas protestaram contra o descaso patronal, as perdas salariais e as tentativas de privatização da empresa. Os profissionais dizem que a EBC não promove uma efetiva negociação desde 2020, e que o último acordo coletivo foi aprovado em 2019. A EBC é responsável por TV Brasil, Agência Brasil e sete emissoras de rádio.

Os funcionários dizem ainda que, após um ano sem acordo, a empresa anunciou o fim do antigo Acordo Coletivo de Trabalho, o que traz perdas de direitos como auxílio à pessoa com deficiência, estabilidade de 60 dias após o retorno da licença-maternidade e de dois anos antes da aposentadoria, entre outros.

“A greve ocorre neste contexto de desmonte da empresa, assédio moral, censura e muito autoritarismo nas negociações”, disse Juliana Nunes, funcionária licenciada da EBC e coordenadora do Sindicato dos Jornalistas do DF.


Leia também: 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments