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Executiva do Grupo Petrópolis concorre na categoria Profissional de Marketing na tradicional premiação do Meio&Mensagem

Em abril de 2020, enquanto o Brasil vivia a incerteza dos primeiros dias da pandemia de Covid-19, e muitas empresas se viram obrigadas a interromper suas atividades, Eliana Cassandre encarava o principal desafio de sua carreira profissional. Após dez anos de casa, ela assumia como Head de Marketing do Grupo Petrópolis, dono, entre outras, das marcas de cervejas Itaipava, Petra, Crystal e Black Princess, e de energético TNT.

Formada em Comunicação Social, e contratada inicialmente como gerente de Comunicação Corporativa, ela já havia migrado há alguns anos para o Marketing do grupo, atuando principalmente no relacionamento com as agências que atendem suas diversas marcas. Agora, porém, seria responsável por toda a estratégia de Comunicação de uma das principais anunciantes do Brasil.

Ao mesmo tempo em que o cenário não era dos mais favoráveis, com bares e restaurantes fechados por causa da pandemia, também oferecia oportunidades únicas para explorar estratégias e ações além dos orçamentos milionários das campanhas publicitárias.

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Em pouco tempo a executiva conversou com clientes, colaboradores e com o mercado para entender as necessidades específicas daquele momento. Como resultado, teve papel preponderante na criação de importantes ações institucionais, como programas de apoio aos comerciantes impactados pela pandemia, e recebeu neste ano uma indicação na categoria Profissional de Marketing do Caboré, tradicional premiação da indústria de Comunicação promovida por Meio&Mensagem.

Tudo isso, sem deixar de lado o importante momento vivido pelo grupo, que neste período inaugurou uma nova fábrica em Uberaba-MG, lançou 12 produtos e reposicionou a estratégia de marketing de sua principal marca.

Portal dos Jornalistas conversou com a executiva sobre esse momento especial vivido por ela e pelo Grupo Petrópolis.

Portal dos JornalistasEm um curto espaço de tempo você migrou da Comunicação Corporativa para o Marketing, tornou-se a principal executiva da área no Grupo Petrópolis e recebeu essa indicação ao Caboré. A que você credita esse reconhecimento?

Eliana Cassandre

Eliana Cassandre – Estou no Grupo Petrópolis há 12 anos e em toda minha jornada estive sempre em movimento, buscando novos aprendizados, conhecimentos e experiências que agregassem ao negócio. Valorizo muito as pessoas, as ideias e as relações. Acho que minha curiosidade, resiliência e necessidade constante de ter atitude e coragem no que faço foram fundamentais para chegar até aqui. Para pensarmos diferente, nós precisamos viver algo diferente da nossa rotina quase que diariamente. É algo em que acredito e estimulo muito meu time. Manter uma boa relação interpessoal e uma boa comunicação são pontos chaves para quem trabalha nesse mercado. É preciso ter total sinergia e conexão com outras áreas estratégicas do negócio ou em projetos multidisciplinares. Eu costumo dizer que quando você conquista as pessoas, você consegue tudo o que quiser.

PJQual a importância da sua equipe nessa trajetória?

Eliana – Atualmente estou na gestão de 17 marcas e suas subcategorias e conto com um time maravilhoso, com mais de 45 profissionais. É um time forte, com muita energia e que entende meu jeito de ser. Um time que abraçou o projeto e que vem trazendo resultados muito positivos, algo imprescindível em um mercado tão veloz, agressivo e com concorrentes fortes e de qualidade como é o nosso.

PJQuais características você considera imprescindíveis para o profissional que atua em seu time?

Eliana – É preciso coragem para buscar o novo e se reinventar de maneira muito dinâmica. As mudanças no mercado são diárias, especialmente no de cervejas, onde nos deparamos com uma competição agressiva, e que demanda um olhar inovador constante. O profissional de marketing precisa gostar de gente, ser curioso, criar perguntas para encontrar respostas não óbvias. Precisa entender que o consumidor está no centro de tudo.

PJVocê assumiu como head de Marketing em um momento crítico de pandemia. Quais foram os principais desafios que encontrou para desenvolver a estratégia de Comunicação da empresa nesse cenário?

Eliana – No começo da pandemia nós precisamos, por alguns momentos, tirar a camisa do marketing e colocar a do comercial. Criamos nesse período o programa  #GPcomVc, que apoiou bares e restaurantes com objetivo de ajudar os estabelecimentos parceiros a se estruturarem perante o cenário de incertezas instalado pela pandemia. Fornecemos EPI’s aos colaboradores e estabelecimentos, ajudamos com o fluxo de caixa necessário para dar fôlego e garantir suas operações durante o período, ajudamos nas melhorias estruturais de seus estabelecimentos e suporte nas contas fixas, proporcionando a oportunidade de uma retomada com mais segurança física e econômica. Investimos R$ 40 milhões e ajudamos 39 mil pontos de venda nesse período em que o foco esteve muito direcionado à comunicação social do grupo.

PJE internamente, com os colaboradores?

Eliana – Esse foi outro pilar muito importante da estratégia. Motivar o time, principalmente no começo da pandemia, foi um grande desafio. Temos uma equipe muito profissional e de qualidade, mas no final do dia somos todos seres humanos. Ver o ser humano como humano antes do profissional foi uma decisão assertiva para manter o engajamento de todos os colaboradores.

PJComo a pandemia impactou a sua forma de trabalhar?

Eliana – Durante a pandemia eu precisei olhar diferente, estudar e buscar novos aprendizados para provocar as mudanças de modo construtivo, olhando para as novas e atuais necessidades do mercado que se tornou ainda mais dinâmico e competitivo com o “novo normal”. E esse olhar é constante para uma retomada cada vez mais assertiva, de modo que cada vez mais busco colocar foco no comportamento do consumidor e dessa maneira trabalhar com mais convicção nas demandas que ele exige.

Eliana Cassandre ao lado de influenciadoras durante o lançamento da Black Princess FemAle, uma Strong Golden Ale feita por mulheres

PJHoje, a área de Comunicação Corporativa do Grupo Petrópolis está sob o guarda-chuva do Marketing. Como essa integração tem sido importante para vocês?

Eliana – O mais importante é que somos capazes de alinhar um único discurso com muita velocidade e coerência. Ganhamos força quando temos a mesma mensagem sendo trabalhada e divulgada por todas as áreas.

PJRecentemente a marca Itaipava passou por importante reformulação em seu discurso, ao encerrar uma parceria de sucesso com a bailarina e atriz Aline Riscado, hoje conhecida como Aline Campos, e seu personagem “Verão”, e colocar o consumidor comum como protagonista. O que motivou essa mudança?

Eliana – Na nossa primeira campanha passamos a mensagem que consideramos adequada naquele momento. Olhamos para dentro, entendemos o cenário e amadurecemos junto com a personagem. Mudamos o discurso, tiramos a objetificação e empoderamos a Verão, que nos ajudou a contar a história de Itaipava de uma maneira especial por muitos anos. A relação foi ótima e ficamos felizes com o trabalho desenvolvido, mas entendemos que estava na hora de um novo momento natural para a marca. Hoje, a memória de Itaipava precisa estar relacionada à sua própria essência, não a um rosto específico. Precisávamos homenagear aqueles que nos ajudam a fazer os verões tão especiais. E, no final, essa é a verdade: todo mundo é Verão. Deixamos nosso verão mais democrático, mais proprietário, gerando uma identificação maior com o consumidor e despertando o verão que existe dentro dele a cada Itaipava aberta.

PJPara finalizar, o que significou para você essa indicação ao Caboré?

Eliana – Estou super agradecida e extremamente feliz. Tenho recebido muito carinho do mercado, do meu time, das agências que trabalham conosco, da minha família e dos meus amigos. É uma indicação desejada e que valoriza o profissional, mas que também coloca em destaque o nome do Grupo Petrópolis, que me deu as chaves necessárias para abrir todas as portas. Eu realmente não esperava, até porque estamos localizados no interior de São Paulo e somos uma empresa familiar em um mercado extremamente competitivo. Isso só aumenta a honra que é para mim essa indicação, ainda mais concorrendo com nomes muito fortes, profissionais de ouro que representam grandes companhias, como são os casos do João Branco, do McDonald’s, e da Poliana Souza, da Coca-Cola. Mas eu estou na briga e quero muito esse Caboré!


Sobre Eliana Cassandre

Formada em Comunicação Social com pós-graduação em Administração de Empresas, especialização em Comunicação Corporativa e Marketing Digital, e Mestrado em Comunicação, Eliana Cassandre começou a carreira como analista de Comunicação do Grupo Bandeirantes, passando em seguida pela Comunicação Corporativa da Ford. Chegou ao Grupo Petrópolis em 2009, como gerente de Comunicação Corporativa. Em 2014, em uma importante transição de carreira, assumiu a Gerência de Marketing do grupo, sendo promovida em abril do ano passado a head do setor.

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