Jornalistas presentes ao 16º congresso estadual da categoria em São Paulo aprovaram, por unanimidade, moção de repúdio contra o SBT pela manutenção do apresentador Marcão do Povo, condenado por injúria racial contra a cantora Ludmilla, na bancada do telejornal Primeiro Impacto.

Em janeiro de 2017, durante o Balanço Geral do Distrito Federal, Marcão comentou uma notícia de que Ludmilla teria evitado tirar fotos com fãs. Para se referir à cantora, ele usou o termo “pobre macaca”. Ele chegou a ser demitido da emissora, mas retornou à empresa um mês depois. À época, o Ministério Público do DF o acusou de injúria racial.

Em março deste ano, ele foi absolvido em primeira instância, sob a justificativa de que o termo “pobre macaca” era um regionalismo. Após recurso de Ludmilla, a 1º Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal decidiu no final de junho condenar o apresentador a 1 ano e 4 meses em regime aberto pelo crime de racismo. O apresentador também deverá pagar uma indenização de R$ 30 mil para a cantora.

Os jornalistas que aprovaram a moção repudiaram a atitude do SBT pela “conivência da emissora em manter Marcão do Povo, mesmo condenado por tão grave crime, comandando um programa com importante audiência nacional na emissora”. A moção foi enviada à direção do SBT nessa quarta-feira (9/8). Leia o texto na íntegra.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments