Nicola Pamplona

    Nicola Solia Pamplona nasceu em 3 de julho de 1975, em Itajubá (MG). Graduou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora (Ufjf/MG) em 1997. Realizou o curso online aberto e massivo de Jornalismo Investigativo na Era Digital no Knight Center for Journalism in Americas, de Austin (Texas/EUA), em 2014. 
     
    Começou como trainee, em abril de 1999, na sucursal da Gazeta Mercantil no Rio de Janeiro (RJ). Seis meses depois, foi promovido a repórter júnior, e, depois, pleno. Em dezembro de 2001, passou para a sucursal carioca de O Estado de S.Paulo, como repórter de Economia. Assumiu, depois, a coordenação de Imprensa da Tanspetro, em fevereiro de 2011.
     
    Transferiu-se para o Brasil Econômico (RJ) em maio de 2013, como repórter especial. Chegou à sucursal fluminense da Folha de S.Paulo em julho de 2015, para cobrir a área de Petróleo e Gás na editoria de Economia.
     
    Ganhou duas vezes o Prêmio Onip de Jornalismo: em 2004, com a matéria Gás de Santos triplica reservas brasileiras, e em 2010, ao lado de Kelly Lima, com Estrangeiros dominam plataformas de petróleo. Venceu também o Prêmio CPFL de Imprensa 2005, na categoria Especial do Júri, com Tocantins, um rio a espera das barragens, que lhe garantiu um curto estágio na BBC de Londres (Inglaterra). Todas as reportagens foram publicadas em O Estado de S.Paulo
     
     
    Atualizado em setembro de 2016
     
    Fontes:
    Livro Jornalistas Brasileiros – Quem é Quem no Jornalismo de Economia (Mega Brasil/Call Comunicações, 2005).