Karla Spotorno

Karla Spotorno

Karla Spotorno nasceu em Porto Alegre, formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde iniciou o curso de Economia. A segunda graduação foi interrompida com a mudança para São Paulo, em 2001, onde fez dois cursos de pós-graduação.

Na Fipecafi-USP, concluiu o MBA in Personal Finance, concebido pela fundação nos moldes para formação de planejadores financeiros certificados CFP. Na FIA-USP, formou-se no MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras, patrocinado pela então Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), hoje segmento da B3.

Macroeconomia e mercados financeiros são os assuntos frequentes das entrevistas e reportagens produzidas ou editadas pela jornalista, hoje editora assistente do Broadcast, serviço de informações econômicas e políticas para o mercado financeiro da Agência Estado (AE). Antes de ingressar na Agência Estado, trabalhou nos veículos de jornalismo econômico mais importantes do Brasil (Exame, Valor Econômico, Época Negócios, Você S/A).

Karla Spotorno tem quatro anos de experiência em jornalismo econômico em tempo real, nove anos trabalhados em jornais diários (Valor Econômico, Zero Hora, Correio do Povo), oito anos em portais na internet (UOL, Portal Exame, Época Negócios), dois anos em revista mensal (Época Negócios). Nessa jornada profissional, entrevistou grandes pensadores e best-sellers – Jeffrey Sachs, Dan Ariely, Eduardo Giannetti da Fonseca, Philip Kotler, Seth Godin, Daniel Pink, Michael Porter. Também entrevistou alguns dos grandes gestores de fundos de investimento como Luiz Alves, Márcio Appel, Mark Mobius, Will Landers – além de grandes executivas e executivos brasileiros como Luiza Helena Trajano, Sonia Hess, Anna Chaia, Roger Agnelli, Antonio Maciel Neto. Participou de coletivas com presidentes da República Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff.

Aprendeu incrivelmente com reportagens sobre fundos de investimento e precificação de ativos no Broadcast, sobre envelhecimento e longevidade para o Valor Econômico, sobre gestão de pessoas e de empresas na revista Época Negócios, sobre maternidade e reinício de vida para a revista Claudia, sobre coaching e mudança de carreira para a revista Você S/A, sobre mercado imobiliário para a Folha de São Paulo.

Reconhecimentos

Venceu o Prêmio Estadão 2015 na categoria política com uma reportagem especial multimídia. Foi reconhecida nas edições 2014 e 2015 do Prêmio Longevidade Bradesco; nas edições 2008 e 2014 do Prêmio CNH de Jornalismo Econômico; Citi Journalistic Excellence Award e foi finalista dos prêmios da Editora Globo e Abril.

Atualizado em novembro de 2018 – Portal dos Jornalistas

Informações cedidas pela própria jornalista