Fernando Costa Netto

    Fernando Costa Netto é jornalista, fotógrafo e empresário. Foi um dos fundadores da revista Trip, lançada em 1986, a revista trata a cada mês dos mais variados temas – da política ao sexo, da cultura de praia às novas relações com o trabalho, da alimentação às drogas, da segurança pública ao novo ativismo. Criou outros projetos editoriais como as revistas VeniceMag (1993/1995), Boom (1994) e 2005.

    Trabalhou no extinto jornal Notícias Populares, do Grupo Folha, entre 1997 e 2001, como editor-chefe e integrante do coletivo Polaroid SX70.

    Desde junho de 2011 é sócio da DOC Galeria, escritório de Fotografia e idealizador da Mostra SP de Fotografia, evento de ocupação do bairro da Vila Madalena pela fotografia. Trabalha com Mônica Maia, também sócia da Galeria.

    Entre as exposições e atividades culturais que participou estão: Fotocolecionismo, galeria Luisa Strina [1999]; Imagens da Violência, Retrato da Exclusão, MIS – Museu da Imagem e do Som [2000]; Oscar Niemeyer, um Olhar sobre a Obra, galeria Paparazzi [2001]; SX70, Galeria Vermelho [2002]; Dear Sarajevo, um documento fotográfico com registros da capital da Bósnia durante a guerra de 1993-1994 e 10 anos depois, 2006, na Caixa Cultural, abrindo o Mês Internacional de Fotografia em SP [2007].

    Foi o curador da mostra Futebol Majestade para as comemorações do 1º de Maio, com fotos inéditas de Pelé, provenientes do arquivo do jornal Última Hora, de Samuel Wainer. Organizou e fez curadoria da exposição Peladas, com imagens de futebol de rua de 30 países diferentes de autoria de Caio Vilela. Organizou a exposição PIIOTOS WTC 1973-2011 SP/NY exibida simultaneamente no Brasil, Espaço SOMA e em NY, na 1500 Gallery para lembrar os 10 anos do 11 de Setembro.

    Como editor, repórter e fotógrafo, cruzou as fronteiras do Peru, México, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Tobago, Venezuela, EUA, África.

    Fernando é conselheiro do Instituto ASAS, projeto da Redbull voltado para jovens talentos e, com a sócia Mônica Maia, faz a gestão cultural da Galeria Nikon, o primeiro projeto de galeria da marca japonesa na América Latina.

    Faz parte do júri do concurso de fotografia Metro Photo Challenge promovido pelo Metro Jornal, em de novembro de 2014, que vai premiar brasileiros com uma expedição fotográfica por Nova York. Com o tema Vida na Cidade, o MPC 2014 conta com o apoio global da Organização da Nações Unidas (ONU) e possui três categorias: Magia da Cidade, Fuga Urbana e Cidade Verde, esta última patrocinada pela ONU.

     

     

    Atualizado em novembro/2014 – Portal dos Jornalistas

    Fontes:

    https://www.facebook.com/fernando.costanetto

    http://fotoempauta.com.br/fernando-costa-netto/