Morreu na terça-feira (14/12) o jornalista italiano Riccardo Ehrman, aos 92 anos, em Madri, última cidade onde trabalhou antes de se aposentar. Ele ficou conhecido por fazer uma pergunta história a um político da República Democrática Alemã (RDA) em 1989, que levou à queda antecipada do Muro de Berlim.

Em 9 de novembro de 1989, Ehrman, que na época trabalhava para agência de notícias italiana Ansa, questionou Günter Schabowski, porta-voz do regime da Alemanha Oriental, sobre novas regras no controle da fronteira e quando a lei entraria em vigor. Após um mal-entendido, e pressionado sobre datas, o porta-voz respondeu: “Pelo que sei, ela entra… já, imediatamente”.

Autoridades locais pretendiam criar um relaxamento dos controles da fronteira, mas Schabowski não havia sido informado, e o assunto não tinha sido mencionado. Foi Ehrman quem levantou o tópico.

“Saí imediatamente e enviei um telex para a minha sede em Roma: ‘O Muro caiu'”, contou em 2014, no 25º aniversário da queda do Muro de Berlim. A notícia de Ehrman rapidamente se espalhou, e, durante três horas, guardas de fronteira, que não foram informados do novo regulamento, tiveram que conter a travessia. Depois que a TV Oeste confirmou a notícia, a passagem foi finalmente liberada.

Em entrevista à agência de notícias EFE, em 2019, Ehrman contou que não havia preparado nenhuma pergunta, e que até chegou atrasado à coletiva: “Fiz a pergunta porque as viagens eram uma situação importante naquele momento”.

Ehrman nasceu em Florença em 4 de novembro de 1929. De origem polonesa e judaica, foi enviado aos 13 anos a um campo para judeus criado pelo ditador italiano Benito Mussolini no sul da Itália.

Estudou Direito e Música, e iniciou a carreira como repórter nos jornais Il Matino e La Natione, de Florença. Trabalhou na agência Associated Press em Roma e em Nova York, e posteriormente na Ansa, pela qual foi correspondente em Ottawa, no Canadá, e em Berlim. Em 1992, mudou-se para Madri, como correspondente responsável por Espanha e Portugal.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments