Em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, Tina Evaristo (ex-Correio Braziliense, IstoÉ Dinheiro, Saúde é Vital e Primeira Leitura), está desenvolvendo um trabalho de pesquisa sobre a vida de Pedro de Alcantara Brazileiro de Saisset. Filho bastardo de Dom Pedro I com a modista francesa Clemence Saisset, ele nasceu em agosto de 1829, em Paris, e foi registrado como filho dela e de Pierre Saisset, antigo oficial de cavalaria francesa, com quem Clemence já tinha outras duas crianças.

“Meu primeiro contato com a história de Pedro de Alcantara Brazileiro de Saisset foi por acaso”, relembra Tina. “Em 2018, estava em San Jose, na Califórnia, folheando aqueles impressos que os hotéis deixam para os hóspedes descobrirem o que a cidade oferece. Entre os museus, notei o de Saisset, dedicado ao artista local Ernest de Saisset. Ao ler sobre o pintor cheguei ao nome do pai de dele: Pedro de Alcantara Brazileiro de Saisset. Quando pesquisei sobre esse Pedro, veio a confirmação: tratava-se de um dos filhos do Imperador D. Pedro I”.

No estado norte-americano, Pedro viveu por mais de cinco décadas, casou-se e criou os sete filhos, integrando, inclusive, o grupo de pioneiros da California. Mas foi só em 1864, aos 36 anos, quando sua mãe morreu e lhe deixou uma carta, que Pedro soube de sua verdadeira origem.

Mais detalhes da história, incluindo as tentativas de contato de Pedro com seu irmão D. Pedro II, na época imperador do Brasil, estão disponíveis em https://pedrodesaissetproj.wixsite.com/home.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments