Um vídeo divulgado nesta quarta-feira (4/5) nas redes sociais mostra o apelo do jornalista francês Olivier Dubois pela sua libertação. Ele foi sequestrado em 8 de abril na cidade de Gao, no Mali, por um grupo afiliado ligado à Al-Qaeda conhecido pela sigla JNIM.

“Eu sou Olivier Dubois. Eu sou francês. Sou jornalista. Fui sequestrado em Gao em 8 de abril pelo JNIM. Estou falando com minha família, meus amigos e as autoridades francesas para que façam tudo ao seu alcance para me libertar””, disse ele no vídeo, com 21 segundos de duração. O clipe não pôde ser verificado imediatamente e não ficou claro quando a filmagem foi gravada.

Imagem capturada do vídeo em que Olivier Dubois pede sua libertação
Imagem capturada do vídeo em que Olivier Dubois pede sua libertação

Segundo Christophe Deloire, diretor-geral da ONG Repórteres Sem Fronteiras, Dubois é um jornalista experiente, que conhece bem o País, e estava no local trabalhando para o jornal Liberation e para a revista Le Point. Em seu Twitter, Deloire afirmou ainda que foi notificado do desaparecimento de Dubois dois dias depois que ele não voltou ao seu hotel.

“Em consulta com as organizações de notícias que o empregaram, decidimos não anunciar que ele havia sido feito refém para não impedir um desfecho rápido possível”, disse Deloire. “Estamos pedindo às autoridades do Mali e da França que façam todo o possível para obter sua libertação”.

O Ministério das Relações Exteriores da França confirmou à Reuters e à Associated Press que um jornalista francês havia desaparecido no Mali no mês passado. Vale lembrar que a França lançou uma operação para expulsar os combatentes de seus redutos no norte do Mali em 2013. Desde então, os insurgentes têm como alvo os cidadãos franceses como parte de uma campanha antigovernamental.

O país da África Ocidental lutou contra uma insurgência islâmica que durou anos, incluindo militantes ligados à Al-Qaeda e ao Estado Islâmico. As organizações terroristas vêm trabalhando juntas na região para conquistar grandes extensões de território.

 

E mais:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments