O jornalista brasileiro Artur Romeu assumiu a direção do escritório da Repórteres Sem Fronteiras para América Latina. Baseado no Rio de Janeiro, sua principal missão será desenvolver a presença da entidade e fortalecer o impacto de suas campanhas na região.

Ele substituiu a Emmanuel Colombié, que ocupava o cargo desde a criação do escritório, em 2015, e ficará responsável por monitorar as condições para o livre exercício do jornalismo em mais de 20 países da região, do México à Argentina, incluindo o Caribe de língua espanhola e o Haiti.

Em nome da organização internacional, Artur Romeu coordenará uma rede de 13 correspondentes, além de um representante e um parceiro oficial no México. Ele será responsável pelas operações de advocacy e assistência da organização, além de desenvolver as iniciativas sistêmicas lançadas pela RSF, como a Journalism Trust Initiative (JTI) e a Parceria para Informação e Democracia.

“Gostaríamos de agradecer a Emmanuel Colombié por ter desenvolvido o escritório e as atividades da RSF na América Latina com grande sucesso e campanhas marcantes, especialmente no México e no Brasil”, declarou Christophe Deloire, secretário-geral da RSF. “Estamos felizes que Artur Romeu, cujas qualidades conhecemos bem, o substituirá. Sabemos que ele fará questão de conduzir a RSF em uma nova fase de seu desenvolvimento na região. Internacionalmente, a RSF consegue estar em campo, próxima aos jornalistas, e ao mesmo tempo lançar iniciativas estruturantes no mercado da informação e digital. Temos projetos muito ambiciosos na América Latina”.

Jornalista especializado em política internacional e mestre em Direitos Humanos e Ação Humanitária pela Sciences Po Paris, Artur Romeu, 34 anos, contribui para o desenvolvimento do escritório para a América Latina há sete anos. Em particular, colaborou com a implantação de grandes ações de advocacy, comunicação, pesquisa e capacitação da RSF no Brasil, na Colômbia e no México. Desde 2019, é responsável pela gestão de projetos, além da coordenação das áreas de assistência e de desenvolvimento institucional do escritório.

“É uma honra representar na América Latina uma organização internacionalmente reconhecida pela defesa da liberdade de imprensa”, declarou Artur. “Diante do recrudescimento da censura, da desinformação e da violência contra a imprensa, o escritório da RSF na América Latina estará totalmente mobilizado para atuar em defesa da liberdade, da independência e do pluralismo do jornalismo, e defender aqueles e aquelas que encarnam esses ideais: jornalistas e comunicadores que, apesar dos riscos e dos desafios, se recusam a permanecer em silêncio diante dos poderes constituídos. Lutaremos incansavelmente para defender o direito à informação”.

Fundada em 1985, a Repórteres Sem Fronteiras (RSF) é uma ONG sem fins lucrativos que promove a liberdade, a independência e o pluralismo do jornalismo. Reconhecida como de interesse público, tem status consultivo junto a ONU, Unesco, Conselho da Europa, Organização Internacional da Francofonia (OIF) e Comissão Africana de Direitos Humanos e dos Povos. Além de sua sede em Paris, a RSF possui 13 escritórios e seções. Realiza suas ações graças a uma rede de correspondentes em 130 países e cerca de 15 organizações parceiras locais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments