A Câmara Brasileira do Livro divulgou os finalistas do 64º Prêmio Jabuti, principal reconhecimento literário do Brasil. O concurso contou nesta edição com 4.290 trabalhos inscritos, em 20 categorias e trouxe dez finalistas em cada uma delas.

Destaque para Biografia e Reportagem, que trouxe trabalhos de alguns dos mais premiados jornalistas brasileiros, além de uma curiosa disputa entre os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso.

Um dos maiores vencedores da história do Jabuti, Laurentino Gomes volta a concorrer neste ano com Escravidão – Volume II (Editora Globo). Ele, que com Escravidão – Volume I já havia vencido esta mesma categoria em 2020, tenta agora repetir o sucesso da trilogia 1808, 1822 e 1889, campeãs nos anos em que concorreram ao prêmio de Livro-Reportagem. A diferença é que naquela época o Jabuti contava também com uma categoria especial de Melhor Livro do Ano – Não Ficção, sempre vencidas por ele.

Destaque também para Eliane Brum, jornalista mais premiada no ano passado e na história brasileira, segundo o Ranking dos +Premiados da Imprensa, que tenta seu segundo troféu com Banzeiro òkòtó: uma viagem à Amazônia Centro do Mundo (Companhia das Letras). Ela já havia conquistado a categoria Livro-Reportagem em 2007, com A vida que ninguém vê.

Outra disputa interessante envolve indiretamente dois antigos adversários políticos. Vencedor em Livro do Ano de Não Ficção de 2001 com Corações Sujos, Fernando Morais é autor der Lula: Biografia – Volume I (Companhia das Letras), enquanto Fernando Henrique Cardoso concorre com sua autobiografia Um intelectual na política: Memórias (Companhia das Letras).

Disputam ainda a categoria Biografia e Reportagem Anjo mutilado (Companhia da Letras), de Marcelo Bortoloti; João Cabral de Melo Neto: Uma biografia (Todavia), de Ivan Marques; Memórias Sangradas: vida e morte nos tempos do cangaço (Olhares), de Daniel Brito e Ricardo Beliel; Ney Matogrosso: A biografia (Companhia das Letras), de Julio Maria; O ar que me falta (Companhia das Letras e Penguin), de Luiz Schwarcz; e O vento mudou de direção: o Onze de Setembro que o mundo não viu (Fósforo), de Simone Duarte.

Confira a relação completa dos finalistas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments