O Intercept Brasil publicou nota na qual rebate as acusações feitas por Merval Pereira contra o veículo em sua coluna no jornal O Globo. No texto, sobre o hacker Walter Delgatti e a Vaza Jato, Merval insinua que o Intercept teria pagado pelos serviços de Delgatti para ter acesso aos arquivos de mensagens que resultaram na série Vaza Jato.

Nessa quinta-feira (3/8), Merval escreveu em sua coluna sobre o caso de Walter Delgatti, o hacker de Araraquara, e como isso é “típico de uma chanchada bem brasileira”. O jornalista refletiu sobre a Vaza Jato, e insinuou que é “muito difícil” acreditar que Delgatti tivesse invadido as conversas entre os procuradores e Sergio Moro de graça.

“O site The Intercept, que originalmente publicou os diálogos, revelando contatos muitas vezes indevidos entre procuradores e juiz, diz que não pagou nada, Delgatti diz que não recebeu nada, todos fizeram uso de material ilegal por patriotismo”, escreveu Merval. “Assim como o hacker diz ter criado, em nome de Alexandre de Moraes, um mandado de prisão fajuto, quem pode garantir que a transcrição dos diálogos da Vaza-Jato é a exata reprodução do que estava escrito no Telegram?”, questiona.

“Isso é mentira e a própria Polícia Federal já atestou isso em investigação”, publicou o Intercept, destacando matéria publicada no Conjur sobre uma perícia que atestou a integridade do material que revelou o esquema entre procuradores e Moro.

“Merval também propaga fake news ao sugerir que os arquivos foram editados pela fonte. Este é um velho discursinho raso dos lavajatistas, desesperados para salvar os últimos vestígios da sua credibilidade. E já foi repetidamente desmentido por muitos jornalistas investigativos de várias redações que acessaram o arquivo. Há detalhes ali, pessoais, que seriam impossíveis de inventar”, escreveu o Intercept.

A empresa publicou que o conteúdo de Merval desacredita a profissão jornalística e é uma ofensa aos profissionais não só do Intercept, mas de Folha de S.Paulo, Agência Pública, Estadão, Veja, El País, Buzzfeed News e outras organizações que trabalharam na série de reportagens da Vaza Jato.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments