O Instituto Serrapilheira selecionou nove criadores de podcast focados em ciência para um treinamento de três meses, além de um aporte de R$ 50 mil para a produção de uma temporada. Os projetos, todos em fase de produção, foram selecionados na chamada pública para podcasts do Instituto, que contemplou propostas com diferentes assuntos e formatos.

Entre setembro e novembro, os selecionados irão participar de um treinamento para aperfeiçoar suas propostas e melhorar suas capacidades técnicas. Esta etapa será conduzida por Bia Guimarães e Sarah Azoubel, do Laboratório 37, empresa de comunicação que já produziu trabalhos para clientes como Globo e Spotify.

Conheça os escolhidos:

A Reinvenção da Natureza

Responsável: Nathalia Cariatti

Organização: NCF Produções (SP)

Podcast narrativo documental que vai debater as questões sociais que ganharam relevância com as técnicas da ciência reprodutiva, como inseminação artificial e fertilização in vitro. A ideia é discutir como a geração da vida humana tem passado pelo laboratório.

 

Caatingueira

Responsável: Pâmela Mariana Queiroz Santana

Organização: Centro Cultural do Cariri – Instituto Mirante (CE)

O podcast pretende abordar a tradição da medicina popular e as plantas da caatinga, cruzando questões de ciência, ancestralidade e cura. Além disso, o podcast trará histórias e outros aspectos do Cariri cearense, levando o público a conhecer melhor a cultura da região.

 

Meridianos

Responsável: Lara Carvalho

Organização: Lua de Maré Produções (BA)

Podcast de ficção que pretende usar contos para imaginar como possíveis catástrofes climáticas poderiam afetar a população e a cultura da Região Nordeste. O foco é promover um debate sobre meio ambiente e sociedade, levando os ouvintes a entenderem os efeitos do desrespeito à causa ambiental.

 

Sinal de Vida

Responsável: Lucas dos Santos Andrade

Organização: Alô, Ciência? (SP)

Trará os relatos e experiências de dois biólogos que buscam por rastros de espécies-foco da conservação da biodiversidade ao mesmo tempo em que aprendem mais sobre o trabalho de campo. O foco da primeira temporada será a coleta de dados da raia-chita nos mares que circundam o Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), em São Paulo.

 

Planetário

Responsável: Stela Nesrine Medrado

Organização: Todo Canto Produtora (SP)

Podcast de ficção destinado a ensinar astronomia para as crianças. O projeto contará as aventuras de Mizu, uma garota de 12 anos que viaja para outros planetas do sistema solar, onde aprende mais sobre ciência.

 

O mar não está pra peixe

Responsável: Herton Escobar

Organização: Jornal da USP (SP)

Irá detalhar os impactos causados pela ação humana nos ecossistemas marinhos, como pesca predatória, mudanças climáticas e outras. O programa mostrará a origem, as consequências e possíveis soluções para essas questões.

 

Os Caminhos de Niéde Guidon

Responsável: Kelly Spinelli

Organização: B9 Conteúdo e Mídia LTDA (SP)

Contará a história de Niéde Guidon, considerada uma das mais importantes arqueólogas brasileiras, a partir de uma expedição realizada em 2020 à Serra da Capivara, local que foi um dos principais campos de trabalho de Niéde. O projeto vai tratar das questões políticas e científicas que foram abordadas ao longo da carreira da arqueóloga, como falta de financiamento, negacionismo científico e outros.

 

Torpor

Responsável: Leonardo Aquino

Organização: Apneia Conteúdo (PE)

Podcast irá debater o consumo de opióides, analgésicos de grande potência que podem causar dependência física e psicológica. Com entrevistas, construções de cenas e outros recursos, os episódios jogarão luz sobre o tema e explicarão como o Brasil tem se preparado para lidar com a questão.

 

Axé das Plantas – Cura do corpo e da alma

Responsável: Victor Silva

Organização: Universidade Federal da Bahia (BA)

Podcast irá discutir os aspectos científicos e culturais das plantas usadas nas religiões de matriz africana, como Umbanda, Jarê, Ifá e Candomblé. A ideia é trazer um olhar científico para a comprovação dos benefícios medicinais dessas plantas no tratamento de doenças e males espirituais.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments