O designer gráfico Jefte Kerison de Miranda Mendonça, de 23 anos, do coletivo I Hate Flash, lançou o fotolivro Semiótica do sertão, que apresenta a realidade, condições de vida e dificuldades que as famílias do sertão da Paraíba enfrentam, como falta de água, saneamento básico e transporte. Todas as imagens são acompanhadas de poesias de autores nordestinos.

Jefte Kerison de Miranda Mendonça

Nascido em Cabedelo, na região metropolitana de João Pessoa, Jefte escolheu algumas rotas para cidades que não conhecia, pegou duas câmeras e “partiu para o desconhecido”. Ao todo, percorreu 300 km e passou por várias cidades, como Campina Grande, Queimadas, Caturité, Boqueirão, Cabaceiras e Pocinhos.

Sobre o projeto, conta que “foi uma experiência inesquecível em que pude vislumbrar uma realidade totalmente diferente da minha, em que pessoas que vivem em uma terra árida, cheias de dificuldade, mas com sorrisos que atravessam a alma e alcançam o coração. Ouvi tantas histórias, algumas até internacionais, vividas por gente ansiosa para contá-las, demonstrando muita alegria e vontade de viver. Usei poemas de grandes nomes, como Ariano Suassuna, mas busquei também poetas nordestinos sem tanta visibilidade, mas com trabalhos lindos, como Guibson Medeiros, Luiz Gonzaga de Moura e Terezinha Costa”.

Jefte pretende continuar com projetos de fotografia como esse, para contar e detalhar mais cada uma das histórias das pessoas que encontrar sertão adentro. O fotolivro está disponível no site do coletivo I Hate Flash.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments