O consórcio Forbidden Stories lançou em 3/5, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a plataforma SafeBox Network, que permite a jornalistas armazenarem seus trabalhos mais sensíveis em ambiente digital seguro, mantendo em uma rede internacional, de forma gratuita, os dados coletados.

A ideia é que as informações obtidas pelos jornalistas permaneçam seguras na plataforma. Caso os repórteres sejam ameaçados, presos, sequestrados ou até assassinados, o Forbidden Stories dará continuidade à reportagem, que será publicada em diversos países.

A organização destaca que o objetivo principal da SafeBox é dissuadir aqueles que veem a imprensa como inimiga e atacam os jornalistas: “Proteger, continuar e publicar. A SafeBox complementa a missão do Forbidden Stories de agir antes que as ameaças de jornalistas resultem em crimes. O que eles esperam silenciar poderá ser exposto mundialmente. Matar o mensageiro não matará a mensagem”, explica o Forbidden Stories.

Já fazem parte do diretório da SafeBox os brasileiros Jairo de Sousa Junior, da TV Mania, afiliada de Record em Belém (PA), e Kátia Brasil, editora executiva da Amazônia Real. Kátia disponibilizou na plataforma a reportagem Ouro do Sangue Yanomami.

Jornalistas em perigo em qualquer país podem fazer parte da SafeBox, mas devem primeiramente passar por uma avaliação da equipe do projeto. É preciso enviar para o e-mail [email protected] documentos, vídeos, fotos, entrevistas, transcrições e rascunhos de matérias, além de evidências de que o comunicador está sendo ameaçado e instruções sobre como prosseguir na investigação e publicação.

Vale ressaltar, porém, que a iniciativa não protege os jornalistas de ataques físicos. Em março deste ano, a SafeBox promoveu um workshop em São Paulo para ajudar jornalistas da América Latina a salvarem seus dados na plataforma. O curso foi acompanhado por Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes e ex-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). A entidade, inclusive, é parceira na difusão do projeto no Brasil.

Confira aqui um vídeo institucional da SafeBox, legendado em português.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments