A Fenaj e os seus sindicatos filiados discutirão com a categoria e com a sociedade a implementação no País da Plataforma Mundial por um Jornalismo de Qualidade, proposta apresentada pela Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ).

Ela prevê o desenvolvimento do jornalismo por meio da implementação de formas de financiamento direto para a produção jornalística, a partir da taxação das grandes plataformas digitais.

A Federação vem trabalhando pela implementação da proposta no País desde o final de 2020, quando criou um grupo de trabalho, formado por dirigentes, para ouvir especialistas e identificar as particularidades brasileiras.

A partir desse trabalho, a Fenaj chegou à proposta de taxação das grandes plataformas digitais por meio da criação de uma Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), um imposto especial que permite sua destinação a determinado fim − no caso, à constituição do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo e aos Jornalistas.

A partir de agora, a entidade espera difundir sua proposta para a categoria, conquistar apoio de outros segmentos da sociedade civil e encaminhar ao Congresso Nacional dois projetos de lei: um para a criação da Cide e outro para criação e regulamentação do Fundo de Apoio e Fomento ao Jornalismo e aos Jornalistas. Para isso, realizará dez seminários online, em todas as regiões do País. (Saiba+).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments