6.9 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 26, 2024

Buy now

Especial J&Cia será dedicado aos jornalistas com deficiência

Sonhos, histórias de superação e paixão pela profissão. Edição vai mostrar como jornalistas com deficiência lutam por seus ideais, por um jornalismo inclusivo e por um País que dê oportunidades para todos

Plínio Vicente da Silva
Plínio Vicente da Silva

O Jornalistas&Cia fará na celebração do Dia do Jornalista (7 de abril, dia da fundação da ABI, em 1904), um especial sobre jornalistas com deficiência. O tema será Sonhos que não se apagam: os jornalistas que enfrentam a deficiência com paixão pela profissão e a coordenação será de Plínio Vicente da Silva, colaborador que há anos escreve o Tuitão do Plínio para o J&Cia.

Plínio foi vítima, na infância, de poliomielite, doença que o deixou paraplégico, sem no entanto impedir que viesse a realizar o sonho de entrar e fazer carreira no jornalismo, primeiro no Jornal da Cidade, de Jundiaí, onde começou, e, depois, no Estadão, em que ficou por mais de 24 anos, os últimos vinte em Boa Vista, Roraima, cidade que adotou e onde vive desde 1984 com a família.

Já aposentado, até dezembro de 2020, Plínio era editor de Opinião, Economia e Mundo do jornal Roraima em Tempo, do qual se desligou em 31 de dezembro. No entanto, segue exercendo a profissão como assessor especial de imprensa e redator oficial do gabinete executivo da Prefeitura de Boa Vista, cargo que ocupa desde 2001, tendo passado por várias administrações municipais.

O especial trará histórias de profissionais que, como ele, enfrentaram adversidades para entrar no jornalismo ou para nele continuarem depois de alguma doença ou acidente de percurso. Como aconteceu, por exemplo, com o inspirador do Jornalistas&Cia, José Hamilton Ribeiro, que perdeu uma das pernas ao pisar numa mina na cobertura da Guerra do Vietnã, nos anos 1960; e com outro de nossos colaboradores permanentes, Assis Ângelo, que ficou cego dos dois olhos há sete anos, em função do descolamento das retinas. 

Indicações de nomes de colegas portadores de deficiência que possam ser incluídos na edição podem ser enviadas para o editor executivo Wilson Baroncelli pelo [email protected].

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese