7.3 C
Nova Iorque
terça-feira, abril 23, 2024

Buy now

Entidades repudiam agressão de vereador a comentarista no Piauí

Sávia Barreto

O Sindicato dos Jornalistas do Piauí e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiaram a agressão verbal e intimidação do vereador Luiz Lobão Castelo Branco, do PMDB, à comentarista Sávia Barreto, do Jogo do Poder (Rede Meio Norte).

Em 15/9, ela comentou no Jogo do Poder que um determinado partido temia que um vereador não votasse no candidato a prefeito da sigla. No dia seguinte, 16/9, Sávia estava no estacionamento da Câmara de Vereadores de Teresina, entrevistando o vereador Joaquim do Arroz, quando Luiz Lobão apareceu e a intimidou com gritos, agressões verbais e machistas. Lobão chegou a dizer “não fale de mim porque também ouço falar muita coisa de você e até agora não espalhei”.

Sávia tuitou que “jornalista não é notícia, sempre repito. Mas creio também que quando se trata de violência, intimidação ao trabalho de jornalista e misoginia, o silêncio só ajuda ao agressor e não à vítima. Falo não só por mim, mas pelas mulheres que não têm a mesma visibilidade”.

Em nota, Sindjor-PI e Fenaj escreveram que “ataques como este a jornalistas é uma violência à liberdade de imprensa, às mulheres e à democracia. Isso mostra que a violência de gênero se faz presente em todas as camadas sociais, se constituindo em uma das principais formas de violência de direitos, de ameaça à integridade física, psicológica e moral. Essa prática se manifesta tanto no espaço público como no privado”. As entidades cobram que o caso seja apurado e que sejam tomadas as devidas providências.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese