O jornalista e professor Ed Wilson vem sofrendo ataques após a série de reportagens A nova pirataria francesa em terras quilombolas no Maranhão, que denunciam a retirada ilegal de objetos arqueológicos de comunidades quilombolas no litoral do estado. 

Em 30/6, o Sindicato dos Jornalistas de São Luís emitiu nota repudiando os ataques. “Ratificamos o nosso repúdio a tais atitudes, que atentam contra a liberdade de imprensa e ameaçam a democracia, e desagravamos o jornalista e professor Ed Wilson Ferreira de Araújo, exemplo de pessoa, jornalista e docente da nossa instituição de ensino mais importante”, afirmou Douglas Cunha, presidente do Sindjor-SLZ. 

Publicadas em 2019 no seu blog pessoal, uma das reportagens foi vencedora do Prêmio de Jornalismo do Ministério Público (MP) do Maranhão. A investigação jornalística revelou a perfuração ilegal de sítios arqueológicos e a retirada de objetos de valor histórico e cultural das comunidades quilombolas de São Félix e Mutaca, no município de Bacuri. 

Os autores dos crimes não têm formação em Arqueologia nem autorização de órgãos responsáveis. Um relatório apresentado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) mostrou que houve várias irregularidades durante as escavações e o transporte ilegal dos objetos. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal.  

E mais:

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments