14.3 C
Nova Iorque
sexta-feira, abril 26, 2024

Buy now

Dinap/Treelog rompem contratos de distribuição de revistas

Em comunicado ao mercado no último dia 6/11, a Dinap e a Treelog, empresas integrantes do Grupo Abril, responsáveis pela maior parte da distribuição de revistas no País, ambas em recuperação judicial, informaram às editoras estar rompendo unilateralmente todos os contratos de distribuição nas modalidades consignação e acerto de saldo praticados nas últimas décadas. O motivo alegado é a retração provocada pela pandemia do coronavírus.

Embora não se saiba ainda de possíveis alternativas para os revisteiros face a situação, fonte da área afirmou ser “certamente uma mudança irreversível (ao que tudo indica), que vai bagunçar tudo no nosso segmento”. Confira a seguir a íntegra do comunicado de Dinap/Treelog:

“Como já vinha sendo sinalizado pela Dinap/Treelog através de comunicados anteriores, estamos vivendo um momento dramático em nosso país e no mundo, totalmente imprevisível, decorrente da pandemia de Covid-19 e de todos os seus impactos econômicos e social, cujo término ainda é incerto.

A pandemia gerou uma disruptura sistêmica na cadeia de distribuição, atingindo de forma dramática a estrutura em que se assenta o negócio da Dinap/Treelog de distribuição de revistas e congêneres, mediante redução drástica da receita de parte substancial das vendas, ocasionada pela queda na circulação de pessoas nos canais de vendas, oriunda de medidas governamentais de distanciamento. Concomitantemente, tais medidas comprometeram os procedimentos de recolhimento dos produtos, fatores que somados provocaram a diminuição substancial dos volumes entregues para as empresas Dinap e Treelog, cada uma com práticas comerciais específicas e responsáveis pelo atendimento de bancas de jornais e varejistas remanescentes, que por sua vez são administrados por participantes da rede de distribuição com severos riscos de insolvência.

Apesar de todos os esforços feitos para a regularização da rede de distribuição, a Dinap/Treelog não passou incólume pelos efeitos devastadores e sem precedentes que a pandemia do Covid-19 provoca e continuará provocando pelos próximos meses.

Diante destes acontecimentos incontroláveis e involuntários a Dinap/Treelog não será capaz de manter o equilíbrio econômico-financeiro de suas operações, vendo-se, portanto, obrigada a cessar suas atividades relacionadas à distribuição de revistas e congêneres na modalidade de consignação (Treelog) e venda com acerto de saldo (Dinap), o que obrigará o encerramento de todos os contratos de distribuição destas modalidades celebrados com a Dinap/Treelog.

Dessa forma, por intermédio deste comunicado a Dinap/Treelog informa que, infelizmente, serão encerrados os contratos de distribuição com as empresas Treelog e Dinap celebrados com V.Sas. no prazo de 60 (sessenta) dias a contar da presente data, independentemente da assinatura de qualquer documento adicional.

É com imenso pesar que a Dinap/Treelog se vê obrigada, diante das circunstâncias, ao envio desta notificação, comunicar o encerramento da prestação de serviços realizados pela Dinap/Treelog a V.Sas.

Agradecemos a colaboração durante todos estes anos de parceria e lamentamos este momento difícil do mercado editorial e de distribuição que nos obriga ao envio desta missiva.”

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese