O jornalismo científico resiste e mostra o seu valor

Se há uma coisa que não combina com ciência é o obscurantismo e se há no jornalismo científico um fator que, embora atrapalhe, só serve para motivar ainda mais quem nele atua é exatamente o descrédito propagado por autoridades contra a ciência, sobretudo quando repercutido, com pouco caso, por seguidores acéfalos ou mal-intencionados.

Não poderia, pois, haver para este Jornalistas&Cia momento mais oportuno do que o Dia da Imprensa para dedicar seu tradicional especial ao jornalismo científico, mostrando as façanhas e dificuldades enfrentadas por esse núcleo estratégico de nossa atividade, que, a despeito dos problemas financeiros e da crise da mídia – e, claro, dos contínuos ataques dos mandatários deste País –, segue seu caminho com dignidade, buscando levar para a sociedade informações confiáveis e inteligíveis da ciência.

A ideia nasceu num almoço que tivemos, na redação do J&Cia, com Luiz Roberto Serrano, que vinha de uma temporada como assessor de comunicação do reitor da poderosa USP, a nossa Universidade de São Paulo. Numa agradável viagem pelos acontecimentos da ciência, em que a USP está sempre presente, e de como o jornalismo científico foi desafiado na pandemia da Covid-19, surgiu a pergunta: e se fizéssemos um mergulho nessa atividade, para mostrar um pouco do que se está fazendo, do que se deixou de fazer com a crise, do que está por fazer para recuperar esse precioso tempo perdido? E se aproveitássemos para uma homenagem ao jornalismo científico, dedicando a ele o especial do Dia da Imprensa? E por que não o próprio Serrano, que vinha de um convívio muito próximo com o tema, na jornada como assessor de comunicação do reitor da USP?

Ao ver o brilho nos olhos dele, ouvir seu sim foi questão de fração de segundos.

E após dois meses de trabalho, em que ele se pôs a ouvir jornalistas especializados, assessores da área de ciência, pesquisadores, acadêmicos e fontes, aqui está o resultado que oferece aos leitores de Jornalistas&Cia e do Portal dos Jornalistas um amplo e detalhado panorama sobre a prática e os desafios do jornalismo científico no Brasil. Não deixa de ser um documento histórico sobre essa atividade, que teve como seu grande mentor o cientista e jornalista José Reis, sempre muito reverenciado e que até deu seu próprio nome a um prêmio superconcorrido de jornalismo científico.

Nossos agradecimentos a Luiz Roberto Serrano. E às organizações que gentilmente se dispuseram a apoiar a iniciativa.

É o nosso presente pelo Dia da Imprensa a todos os que acompanham Jornalistas&Cia.

Eduardo Ribeiro e Wilson Baroncelli

Leia o especial na íntegra.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments