A campanha Bolos AntiBlock, promovida pelo site Congresso em Foco em parceria com a Abraji, recebeu um Leão de Bronze no tradicional festival Cannes Lions. Realizada pela agência FCB, a ação foi premiada na categoria Cultural Insight – Social % Influencer, pela maior premiação do setor publicitário do mundo.

Criada com o intuito de protestar contra autoridades do poder público que bloqueiam seguidores nas redes sociais, a plataforma inspirou-se nas receitas de bolo publicadas nas páginas de jornais censurados pela ditadura militar, para denunciar os bloqueios. Ao entrar no site e aceitar os termos de uso, a pessoa é convidada a se conectar a seu perfil no Twitter para que a ferramenta rastreie se ele foi bloqueado e por quem.

Caso a pesquisa retorne com algum resultado, um bloco em formato de criptoarte é criado para compartilhamento nas redes sociais, com “ingredientes” que variam de acordo com o cargo e o motivo do bloqueio.

Segundo dados da campanha, 42% dos bloqueios nas redes sociais foram feitos por deputados federais, 22% pelo presidente Jair Bolsonaro, ou seu vice, Hamilton Mourão, e 19% por ministros. Quase 20% dos bloqueados são jornalistas, 8% são profissionais de direito e 7%, de publicidade.

O prêmio é o segundo do Congresso em Foco em parceria com a FCB. Em 2019, o projeto Trending Botics levou o Leão de Bronze em Cannes na categoria Digital Craft.

(Com informações do Portal Imprensa)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments