A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de São Paulo (Cojira-SP) emitiu nota de repúdio aos comentários do colunista Daniel Castro (Notícias da TV/UOL) sobre a forma como a apresentadora Maju Coutinho vem comandando o Jornal Hoje, da TV Globo. O artigo, publicado em 9/10, apontou e contabilizou os erros que ela cometeu no telejornal
Publicada no site do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a nota ressaltou que “é comum apresentadores errarem e nem por isso são feitas semelhantes apurações”, e completa: “Também acreditamos que numa sociedade que invisibiliza o negro, brancos erram, brancos são racistas em frente às câmeras e recebem segunda chance. Esses erros não são potencializados ao descrédito”.
A Cojira-SP solidarizou-se com a apresentadora, incentivando a presença de mais mulheres negras nas bancadas de telejornais: “Registramos aqui o apoio da Cojira a Maju Coutinho, contra uma infeliz manifestação, que só pode ser explicada pelo racismo e que torna a jornalista parte de uma raríssima estatística de apresentadoras negras na TV. A Cojira-SP acredita e trabalha para que num futuro próximo mais mulheres como Maju tenham a possibilidade de ocupar as bancadas dos telejornais, independentemente do quanto isso incomode a casa grande”.
Leia a nota da Cojira na íntegra.
O racismo num é crime ??? ele foi penalizado ??? a impunidade alimenta a injustiça !!!
Uma vergonha uma pessoa q tem espaço em veículo nacional continuar com mentalidade dos anos 80, do “racismo recreativo”, que é aceito por ser “cultural” e “engraçado”, ou então que sequer é percebido como tal. O UOL precisa urgentemente rever a hospedagem desse espaço, uma vez que o dono dele mostrou nesse episódio mesmo ter péssimas fontes, que o usam para plantar mentiras em busca d vantagens.