José Carlos Bernardi, comentarista da Jovem Pan, foi exonerado de seu cargo como assessor de imprensa no gabinete do deputado Campos Machado (PTB) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), após dizer no programa Jornal da Manhã que a morte de judeus poderia gerar a retomada econômica do Brasil.

Após discussão com a também comentarista Amanda Klein, sobre o desmatamento da Amazônia e o desenvolvimento econômico da Alemanha em comparação com o do Brasil, Bernardi disse: “É só assaltar todos os judeus que a gente consegue chegar lá. Se a gente matar um monte de judeus e se apropriar do poder econômico deles, o Brasil enriquece. Foi o que aconteceu com a Alemanha pós-guerra”.

Em nota publicada pelo seu gabinete, o deputado Campos Machado anunciou a exoneração do jornalista: “Em face da gravidade da opinião declarada por meu assessor, e tendo em vista os excelentes laços de amizade e respeito que tenho com a comunidade judaica, não poderia deixar de manifestar meu repúdio ao comentário”.

“Não poderia continuar contando com os serviços profissionais do autor desse absurdo pronunciamento”, diz o texto. “Portanto, hoje mesmo (17/11), em comum acordo com o profissional José Carlos Bernardi, decidimos que não havia mais condições de ele permanecer em meu gabinete, restando-me determinar, hoje mesmo, as devidas providências para a sua imediata exoneração do cargo que ocupava”.

Em nota à imprensa, o Ministério Público de São Paulo anunciou que vai investigar se Bernardi cometeu crime de ódio ao fazer o comentário antissemita: “A promotora de Justiça Maria Fernanda Balsalobre Pinto, que comanda o Grupo Especial de Combate aos Crimes Raciais e de Intolerância (Gecradi) do MPSP, instaurou um procedimento para apurar eventual cometimento de crime de ódio por intermédio de meios de comunicação”.

A comunidade judaica repudiou o comentário do jornalista. A Jovem Pan pronunciou-se sobre o episódio, dizendo que as visões de seus comentaristas não necessariamente refletem a opinião da empresa.

A emissora publicou também uma retratação de Bernardi:

“Peço desculpas pelo comentário infeliz que fiz hoje no Jornal da Manhã − Primeira Edição, ao usar um triste fato histórico para comparar as economias brasileira e alemã. Fui mal-entendido. Não foi minha intenção ofender a ninguém, a nenhuma comunidade, é só ver o contexto do raciocínio. Mas, de qualquer forma, não quero que sobrem dúvidas sobre o meu respeito ao povo judeu e que, reitero, tudo não passa de um mal-entendido”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments