A Repórteres Sem Fronteiras (RSF) anunciou nesta sexta-feira (12/3), Dia Mundial contra a Cibercensura, a criação de uma sala dedicada ao Brasil em sua Biblioteca Digital Sem Censura. Construída no jogo Minecraft, a biblioteca disponibiliza em suas salas textos que tenham sido bloqueados ou censurados, que podem ser lidos tanto em inglês quanto nas línguas nativas dos seus autores.

Na sala dedicada ao Brasil, ficam disponíveis reportagens do Jornal GGN sobre o Banco BTG Pactual. O veículo foi obrigado a tirar do ar 11 dos textos, após decisão que favoreceu a instituição financeira. Uma segunda decisão judicial permitiu que os artigos voltassem a ser publicados, mas o banco ainda pode recorrer e derrubar as reportagens novamente.

Também fica disponível uma reportagem assinada por Nayara Felizardo, do Intercept Brasil, que revelou a estreita relação entre um político e juízes de órgãos eleitorais do Amazonas. O texto havia sido retirado do ar, mas o Intercept voltou a publicá-lo e continua a lutar no tribunal para manter o material online.

Além da sala destinada a reportagens brasileiras, a Biblioteca disponibilizou também um espaço para Belarus, cujos meios de comunicação estão nas mãos do regime de Alexander Lukashenko. A informação independente é divulgada principalmente por sites de notícias ou por veículos que atuam a partir do exílio e cujos jornalistas estão sob forte pressão.

É possível visitar a Biblioteca no Minecraft a partir do servidor visit.uncensoredlibrary.com, ou baixá-la no site https://www.uncensoredlibrary.com/.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments