A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lança neste sábado (20/11) a terceira temporada do podcast Jornalismo Sem Trégua, que conta casos de jornalistas assassinados no Brasil no exercício da profissão, mostrando o local do crime, as circunstâncias e desdobramentos. A iniciativa faz parte do Programa Tim Lopes.

A nova temporada aborda o assassinato do radialista Jairo de Sousa, morto em junho de 2018 em Bragança (PA), enquanto subia a escadaria da Rádio Pérola FM, onde trabalhava. Ele fazia críticas a políticos da região devido a supostos desvios de verbas públicas.

Segundo as investigações policiais, o crime foi encomendado a um grupo de extermínio com dez integrantes e teria custado R$ 30 mil. Um vereador foi acusado de ser o mandante, e o caso ainda não teve conclusão.

Para Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, “a falta de uma resposta gera a sensação de impunidade. E sabemos que a impunidade é um combustível para novos ataques, ameaças e homicídios contra jornalistas e comunicadores no Brasil”. Ela destaca também o “medo de quem ficou na cidade para trabalhar em comunicação, o medo que forçou outros a abandonarem sua cidade para viver em outro lugar, já que não se sentiam seguros de viver na cidade onde um grupo de pistolagem foi contratado para matar um radialista”.

A primeira temporada do podcast abordou o caso de Tim Lopes, executado em 2002 na Favela da Grota, no Rio de Janeiro. E a segunda, sobre o radialista Jefferson Pureza, morto com três tiros no rosto no interior de Goiás. Confira os episódios aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments