A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a agência de dados Fiquem Sabendo iniciam em julho o projeto LAI nas Redações, treinamento que visa a capacitar jornalistas de dez veículos do País para o uso da Lei de Acesso à Informação (LAI) na produção de reportagens.

A iniciativa surgiu depois dos resultados de uma pesquisa da Abraji sobre o uso da LAI pela imprensa. Os dados obtidos apontaram que quase metade dos jornalistas participantes da pesquisa (pouco mais de 48%) nunca fizeram pedidos de acesso à informação, e os que acionaram a LAI (quase 52%) tiveram dificuldades para obter respostas.

O curso, online e gratuito, será oferecido aos veículos contatados previamente pela Abraji durante a elaboração da pesquisa. O projeto dura um ano, e a meta é treinar 300 jornalistas de todo o Brasil.

Para Luiz Fernando Toledo, diretor da Abraji, “assim como o Excel era opcional no passado e hoje é uma ferramenta básica para muitas apurações, a LAI também deve estar no kit do jornalismo investigativo”.

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments