A organização do 35º Troféu HQMIX anunciou os vencedores. A premiação tem o objetivo de valorizar a produção de histórias em quadrinhos, cartuns, charges e as artes gráficas no Brasil. Foram mais de 1.500 trabalhos inscritos.
A cerimônia de premiação, marcada para 6 de dezembro, volta a ser presencial, depois três anos em formato virtual devido à pandemia de Covid-19. O evento será no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, com apresentação de Serginho Groisman, padrinho do HQMIX, e participação do DJ MZK.
Na cerimônia, os vencedores receberão o troféu Curupira, personagem do desenhista Flávio Colin, que foi homenageado com o Troféu HQMIX de Grande Mestre dos Quadrinhos quando ainda vivo. A estatueta foi produzida pelo artista Bruno Braga, fundador do Instituto Impressão 3D.
Neste ano, o homenageado na categoria Grande Mestre dos Quadrinhos será Michele Iacocca, criador da personagem EVA. Nascido na Itália, trouxe ao Brasil sua arte cheia de humor e inteligência por meio de literatura, ilustração, poesia, cartum, cinema, teatro, tradução e outras manifestações. Lançou em 1973 o primeiro livro da personagem EVA. Por muitos anos suas tiras, cartuns e ilustrações foram publicados em Estadão, Folha de S. Paulo, Veja, IstoÉ, Exame, Quatro Rodas, Playboy, Status, Versus, entre outros títulos.
Confira a lista completa dos vencedores.
- Leia também: +Admirados Jornalistas Negros e Negras: Cerimônia de premiação será nesta segunda-feira (13/11), na Unibes