8.1 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 18, 2024

Buy now

J&Cia homenageará 100 anos da Folha de S.Paulo

A Folha de S.Paulo completará 100 anos de vida no próximo dia 19 de fevereiro e, para homenagear o jornal, Jornalistas&Cia circulará com uma edição especial. A publicação destacará a trajetória inquieta desse que veio a se transformar num dos maiores e mais influentes veículos de comunicação do País.

Para a missão, J&Cia convidou o premiado jornalista e escritor Oscar Pilagallo. Profundo conhecedor da história do jornal, não só por ter ali ter trabalhado vários anos como também pelas inúmeras pesquisas que realizou para os livros que escreveu, casos de O Brasil em Sobressalto – 80 anos de história contados pela Folha (Publifolha, 2002) e História da Imprensa Paulista (Três Estrelas, 2012). E para o projeto História Oral da Folha, compilando dezenas de depoimentos de personalidades e profissionais que participaram da vida do jornal.

Em 19 de fevereiro, a Folha de S.Paulo passará a integrar o restrito grupo de jornais centenários. Ela decidiu aproveitar a efeméride e já em abril de 2020 começou a discutir os enormes desafios do jornalismo profissional, incentivando, inclusive, exercícios de autocrítica. E está programando diversas atividades para este ano.

A partir de fevereiro, por exemplo, vai promover debates e apresentar entrevistas com grandes nomes do jornalismo internacional. Segundo o próprio jornal publicou, “essa série de discussões terá um olhar para fora − as inovações no front digital em outros países − sem perder de vista o que acontece aqui dentro, a realidade de um país muito desigual. Nesse sentido, a Folha prepara uma série de vídeos com representantes de grupos da sociedade brasileira muitas vezes à margem da cobertura da imprensa”. O jornal planeja ainda organizar encontros com os colunistas, exposições e edições especiais do Café da Manhã, o principal podcast do veículo.

Entre as publicações previstas para o ano estão a coleção 100 Anos de Fotografia, com dez livros de capa dura baseados no rico acervo de imagens do jornal. A cidade de São Paulo, infância, imigrantes e manifestações estão entre os temas da coleção.

Ao longo de 2021, o jornal também dará continuidade a séries ligadas ao centenário que começaram em 2020. Entre elas, está Humanos da Folha, que recupera a trajetória de profissionais que foram importantes para o crescimento do jornal.

Boris Casoy, em 1977, um dos retratados na série Humanos na Folha

Outros destaques são as séries Entrevistas Históricas – em que o jornal voltou a publicar conversas marcantes com personalidades da política e da cultura, entre outras áreas −; Como chegar bem aos 100, que aborda temas ligados à longevidade, sob a curadoria do médico gerontólogo Alexandre Kalache; e a Primeira vez, que lembra a estreia de palavras, expressões e personagens nas páginas do jornal por meio de uma extensa pesquisa no acervo digital.

E O #TBT, toda quinta-feira, tem levado para o Instagram um pouco da história do jornal. São compartilhados posts sobre capas marcantes, personagens importantes que apareceram nas suas páginas e outras curiosidades dessa trajetória centenária.

Outras iniciativas marcam os 100 anos da Folha


Além das atividades já mencionadas, Naief Haddad, coordenador dos projetos dos 100 anos da Folha de S.Paulo, listou para J&Cia outras iniciativas programadas ou em andamento:

  • nova edição do Manual da Redação, com acréscimo de trechos que tratam de assédio e de mobilidade, além de uma nova capa;
  • projeto extenso de indexação; trabalho em conjunto de três empresas (Folha, Google e Assetway) que permitiu a indexação de cerca de 2,5 milhões de fotografias do acervo do jornal, além de milhares de charges;
  • nova edição do livro das Primeiras Páginas, uma edição já clássica da Folha, que será atualizada e lançada no meio do ano;
  • série E eu? − 13 entrevistas em vídeo com representantes de grupos da sociedade nem sempre contemplados pela grande imprensa. Entre eles, um líder do candomblé, uma atriz e apresentadora cadeirante, um representante dos motoboys, uma escritora feminista, um imigrante sírio etc;
  • série de entrevistas Fuga para a frente − grandes nomes do jornalismo internacional em entrevistas exclusivas;
  • série Eu e a Folha − em artigos, leitores famosos comentam a relação de amor e ódio com o jornal;
  • debates online − um deles vai reunir os diretores de Redação dos principais veículos do País para discutir os grandes desafios do jornalismo brasileiro. Outro debate terá colunistas renomados da Folha e de outros veículos para discutir jornalismo e democracia;
  • as 100 grandes reportagens − uma seleção das melhores publicadas ao longo de 100 anos;
  • entrevistas com presidentes de empresas centenárias − no front da economia, Joana Cunha (editora do Painel SA) vai conversar com líderes de empresas com 100 anos ou mais.

Related Articles

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese