9.3 C
Nova Iorque
quinta-feira, abril 18, 2024

Buy now

Vencedora de quatro “Essos” lança página para imagens jornalísticas

A designer Renata Maneschy (O Dia), vencedora de quatro Prêmios Esso na categoria Criação Gráfica – Jornal acaba de lançar no Facebook a página Design 2000, que permitirá aos usuários o compartilhamento de links, trabalhos e ideias sobre ilustração, infografia, fotografia, tipografia e jornalismo.

Segundo Renata, “existia uma carência de informação deste meio e a grande vantagem desta rede social é que num só lugar você consegue visualizar links, vídeos, imagens e textos, além da possibilidade de comentar e compartilhar os posts”.

Portal dos Jornalistas – Como surgiu a ideia de montar este espaço no Facebook?

Renata Maneschy – O Design 2000 existe desde 1999, quando criei uma lista de discussão para tentar unir os profissionais de design editorial, principalmente os que trabalham em jornais. As pessoas tinham uma carência muito grande de informação: “qual o tamanho da equipe dos outros jornais?”, “como é a negociação de espaço?”, “o design influencia nas vendas?”, “como é o processo de criação de cada um?”, etc. Essas e muitas outras questões foram colocadas na lista e debatidas, assim como também a possibilidade da criação de uma associação, ideia que não foi adiante por uma série de fatores. Ao longo dos anos, as pessoas foram interagindo cada vez menos, então vi no Facebook uma possibilidade de retomar essa troca entre os profissionais.

PJ – Que tipos de benefícios você espera que essa página irá trazer ao meio gráfico?

Renata – Uma das coisas que faz parte do trabalho do designer é a pesquisa de referências, ver o que o mundo está produzindo. Não só designers, mas fotógrafos, artistas, escritores e, no caso específico do design editorial, ter acesso a diversas fontes de notícias e ver como os leitores reagem a cada uma delas. É como uma pesquisa de opinião instantânea e constantemente atualizada. Essas ferramentas são fascinantes pela rapidez com que proporcionam esse acesso e também pela diversidade de fontes.

Related Articles

22,043FãsCurtir
3,912SeguidoresSeguir
21,600InscritosInscrever

Últimas notícias

pt_BRPortuguese