Veículos criam estratégias para manter audiência mesmo após o coronavírus

Embora o novo coronavírus esteja afetando o dia a dia das redações, com home office, mudanças nas programações, coberturas e editorias, a audiência dos veículos de comunicação está aumentando por causa de notícias sobre a pandemia. A International News Media Association (INMA) realizou uma pesquisa com editores e publishers de 48 plataformas de notícias para saber as estratégias que utilizam para manter a audiência mesmo depois que o surto passar.

O estudo mostra que boa parte dos veículos consultados foca em mudanças no sistema de paywall. Dezesseis das 48 empresas noticiosas (33%) passaram a deixar abertas notícias que abordam o coronavírus, e aproximadamente 42%, o equivalente a 20 veículos, reduziram o preço das assinaturas digitais em comparação ao início do ano, oferecendo serviços e ofertas de teste mais baratos.

O jornal americano The New York Times, por exemplo, reduziu o preço do plano anual: antes, custava US$ 2/semana, e agora custa US$ 1. Porém, depois do primeiro ano, o preço sobe para US$ 4,75 por semana, sendo que antes o valor era de US$ 3,75. Outro exemplo é o jornal sueco Dagens Nyheter, que oferece teste gratuito por um mês.Com informações da ANJ

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