Um conteúdo:

Buscando diminuir a disseminação de informações falsas em redes sociais e em aplicativos de mensagens, o Tribunal Regional de Pernambuco (TRE-PE) anunciou o lançamento da Frente de Combate à Desinformação de Pernambuco. A iniciativa é uma parceria com veículos de imprensa do estado para a divulgação de conteúdos verificados e o combate às fake news nas eleições de outubro.

O anúncio foi feito durante uma solenidade realizada na sede do TRE-PE, no Recife. A Frente fará a checagem de conteúdos e será articulada pela assessoria de comunicação do órgão.

Para o presidente da entidade, desembargador André Guimarães, a iniciativa destaca o papel da imprensa na construção da democracia e na missão de levar informações corretas e precisas sobre o sistema eleitoral.

Nesta semana, representantes do TSE e do aplicativo de mensagens Telegram se reuniram em Brasília para discutir ações de combate à desinformação nas eleições deste ano, poucos dias após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmar que a Corte vai cassar os mandatos de candidatos que propagarem fake news.

As ações seguem uma diretriz anunciada em fevereiro pelo Tribunal Superior Eleitoral, que fechou parceria com diversas empresas de internet para tentar conter a disseminação de fake news nas eleições.


O #diversifica é um hub de conteúdo multiplataforma sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) do Portal dos Jornalistas e da newsletter Jornalistas&Cia. Ele conta com os apoios institucionais da Associação de Jornalismo Digital (Ajor), International Center for Journalists (ICFJ), Meta Journalism Project, Imagem Corporativa e Rádio Guarda–Chuva.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments