Em meio a controvérsias sobre o uso de inteligência artificial no jornalismo, uma apresentadora criada por IA assumiu o comando de um telejornal no leste da Índia. Na estação de televisão Odisha TV, o chatbot chamado Lisa leu os destaques do noticiário em odia, idioma local.

Gerada por IA, Lisa apresentou as notícias enquanto utilizava um traje tradicional entre mulheres no local. Segundo a CNN, a novidade iniciou em abril deste ano, quando outro chatbot nomeado Sana fez o mesmo no canal de notícias Aaj Tak. O canal pertence ao grupo India Today, uma das principais organizações de mídia do País.

Para o público desatento, Lisa pode ser confundida com uma humana; no entanto, uma observação maior revela movimentos lentos e artificiais. Além da voz robótica e monótona, com entonação diferente da de profissionais humanos.

Apesar das limitações, a tecnologia facilitaria o consumo de notícias pela ampla variedade de idiomas: Sana, por exemplo, é capaz de se comunicar em até 75 idiomas.

Contudo, segundo as empresas, elas não possuem o objetivo de substituir os humanos, uma vez que após a leitura das manchetes o comando retorna aos jornalistas que debatem o assunto com os convidados.

 

Leia também:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments