Série da GloboNews mostra a Rússia sob o ponto de vista do Ocidente

A GloboNews estreou esta semana (3/10) nova temporada da série Que mundo é esse?, sobre a relação entre o passado e o presente na Rússia. Maior país em extensão do globo e agente importante no contexto político e econômico mundial, a Rússia passou por amplas reformas desde a dissolução da União Soviética, em 1991. Essas transformações e os contrastes entre o velho e o novo na economia e na sociedade são temas da série. Serão cinco episódios, sempre às terças-feiras, às 21h30.

Na estreia, os realizadores – Felipe Ufo, André Fran e Rodrigo Cebrian – mostraram contrastes entre dois eventos: a parada militar do Dia da Vitória, com imagens impressionantes do poderio militar russo, e a Marcha em Homenagem aos Mortos na 2ª Guerra, com a multidão emocionada que leva cartazes com fotos dos parentes falecidos.

Os próximos episódios mostrarão como o país está se mobilizando para receber a Copa do Mundo em estádios supermodernos, e como a sociedade russa encara o evento; a questão da liberdade de expressão e de imprensa versus a propaganda do governo; os novos milionários russos e as grandes oligarquias; a influência política do país e as alianças do presidente Putin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *