A ONG Repórteres Sem Fronteiras (RSF) lançou em 22/2 o relatório Sob Risco – Como superar as falhas dos programas de proteção a jornalistas na América Latina. Como resultado de uma pesquisa feita em parceria com a Unesco, em 2021, nos quatro países mais perigosos para a imprensa na região − México, Honduras, Colômbia e Brasil −, o estudo busca avaliar o impacto de medidas de proteção para jornalistas ameaçados pelo Estado.

Para construção do relatório, que contém diagnósticos e recomendações, foram entrevistados 75 atores de diferentes esferas, a exemplo de beneficiários, responsáveis pela implementação dos mecanismos de proteção e representantes de organizações da sociedade civil que trabalham com a questão.

Emmanuel Colombié, diretor do escritório da RSF para a América Latina, afirma que “os jornalistas da América Latina não podem mais ser alvos. É urgente interromper esta espiral de violência que tem consequências dramáticas para as democracias da região.”

Ao retratar uma perspectiva regional sem perder as características de cada país, o estudo aponta ainda que a responsabilidade de proteção dos jornalistas deve ser mais bem compartilhada entre as autoridades federais e estaduais. Segundo o documento, é urgente a elaboração de procedimentos e protocolos nacionais que levem em conta a diversidade dos profissionais, para melhor compreensão de suas necessidades individuais e coletivas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments