A Meta anunciou que Reuters Fact Check e UOL Confere são os novos integrantes do programa de checagem de fatos da empresa no Brasil, lançado em 2018. A ideia é expandir a capacidade de verificação de conteúdos, com foco nas eleições deste ano. Ambos juntam-se a Agência Lupa, Aos Fatos, Agence France Presse (AFP) e Estadão Verifica, também integrantes da iniciativa.

Para Dulce Ramos, gerente de Parcerias Estratégicas da Meta com Veículos de Notícias na América Latina, a nova parceria “acontece em um momento importante, alguns meses antes das eleições, quando sabemos que é ainda mais importante o combate a notícias falsas para assegurar a integridade do processo democrático”.

O programa faz a checagem informações publicadas no Facebook e no Instagram. Os conteúdos marcados como falsos, alterados ou parcialmente falsos têm sua distribuição reduzida no feed. Os usuários que ainda conseguirem visualizar esses posts os verão cobertos com um rótulo e um link para a verificação dos fatos. E se tentarem compartilhar o conteúdo em seus perfis receberão um alerta de que se trata de algo não confiável.

Além disso, páginas, grupos, contas e websites que compartilham notícias falsas com frequência passarão por restrições, incluindo a redução do alcance de todo o seu conteúdo.

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