Uma equipe de reportagem do Estadão foi agredida por moradores do condomínio de luxo Vila de Anoman, em Maresias, São Sebastião, durante a cobertura do temporal que devastou o Litoral Norte de São Paulo no fim de semana.

A repórter Renata Cafardo e o repórter fotográfico Tiago Queiroz tinham sido autorizados a entrar no condomínio por outros moradores. Eles filmavam as ruas do condomínio alagadas e carros danificados quando um grupo avistou a equipe e passou a dirigir xingamentos aos jornalistas. Posteriormente, agrediram fisicamente os profissionais.

Um deles cercou Tiago Queiroz, puxou sua câmera e obrigou-o a apagar as fotos que tinha feito. O jornalista salvou as imagens em outro cartão de memória. Outro morador tentou tirar o celular da mão de Renata Cafardo, mas não conseguiu. Em seguida, empurrou a repórter, que caiu na água. O grupo ainda xingou os jornalistas e chamou o Estadão de “comunista” e “esquerdista”. As agressões só pararam quando outros moradores contiveram os agressores.

A reportagem conseguiu fotografar o grupo. Eram cinco homens e uma mulher, e um deles se identificou como sub-síndico do condomínio.

Entidades defensoras da liberdade de imprensa repudiaram o ocorrido. Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) escreveu que “é inadmissível que profissionais de imprensa sejam atacados por exercerem seu papel de levar para a sociedade informações de interesse público. A Abraji se solidariza com os jornalistas agredidos e exorta as autoridades locais a identificar e responsabilizar os agressores”.

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) pediram “a apuração do ataque e que os autores dessa tentativa de cercear o livre trabalho da imprensa sejam responsabilizados. Que neste momento de grande dor, os familiares das vítimas possam encontrar conforto e serenidade. E que os profissionais de imprensa possam realizar esta dificílima cobertura sem o receio de serem atacados de maneira covarde por aqueles que desprezam o luto de uma tragédia”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments