O Instituto Palavra Aberta, com o apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Projeto #Comprova, lançou o #FakeToFora, iniciativa que tem o objetivo de fomentar a participação de jovens nas eleições de 2022, reunindo materiais gratuitos que mostram a importância da educação midiática na construção da cidadania.

A plataforma tem planos de aula, vídeos, jogos e sugestões sobre como cada material pode ser desenvolvido por educadores junto ao público jovem. Ao todo, são seis módulos: Democracia e eleições, Pesquisa eleitoral, Resultados das pesquisas, Processo eleitoral, Urna eletrônica e Difamação e desinformação. Os dois primeiros já estão disponíveis, enquanto os outros quatro chegarão em breve ao projeto.

Os conteúdos podem ser utilizados da forma que os educadores acharem melhor. Além dos materiais didáticos e reflexivos, a plataforma oferece dicas para que os jovens formem clubes ou coletivos de checagem, para estimular a leitura crítica.

Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, acredita que o #FakeToFora é educação midiática na prática: “Ao fornecer planos de aulas e trilhas de aprendizagem, auxilia educadores a levar a educação midiática para a sala de aula e oferece a possibilidade do envolvimento direto dos alunos. Além do desenvolvimento da leitura crítica de informações, vejo o #FakeToFora como uma ferramenta de educação para a cidadania e de participação responsável no ambiente democrático”.

Confira o projeto aqui.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments