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terça-feira, abril 23, 2024

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Projeto Comprova vai monitorar e combater fake news nas eleições

O projeto Information Disorder e a First Draft International lançaram no Congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo da Abraji o projeto Comprova, que reúne jornalistas de 24 diferentes empresas de mídia brasileiras para identificar e explicar rumores, conteúdo forjado e táticas de manipulação que possam influenciar a campanha para as eleições presidenciais no Brasil em 2018. O Comprova foi inspirado em outras iniciativas da First Draft, como o CrossCheck – de colaboração jornalística, realizada durante a campanha eleitoral presidencial na França, em maio de 2017 – e parcerias com agências de verificação de fatos nas eleições de junho de 2017 no Reino Unido e de setembro de 2017 na Alemanha.

O Comprova vai monitorar e fornecer relatos precisos sobre peças de desinformação compartilhadas em redes sociais, sites e aplicativos de mensagens privadas e será implementado diretamente por uma ampla coalizão de empresas de mídia que inclui AFP, Band, BandNews, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta do Povo, Gazeta Online, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S. Paulo, O Povo, Poder360, revista piauí, Rádio BandNews FM, Rádio Bandeirantes, SBT, UOL e Veja.

A coalizão está sob coordenação da Abraji e tem apoio do Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo). O Google News Initiative e o Facebook Journalism Project ajudam a financiar a iniciativa, além de oferecerem treinamento e apoio técnico.

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