Jarbas Soares Júnior, procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, pediu o arquivamento da denúncia criminal que havia feito contra o repórter Thiago Herdy, do UOL. O pedido foi feito em abril, mas o UOL noticiou o arquivamento da denúncia em 14 de junho.

Em fevereiro, Jarbas Júnior ingressou na Justiça com duas ações contra o jornalista, uma criminal e outra cível, pela publicação de uma reportagem sobre o acordo de reparação sobre a tragédia de Brumadinho entre o governo de MG e a empresa Vale, que teve como um de seus negociadores o próprio procurador-geral.

Segundo a reportagem de Thiago Herdy, Jarbas Júnior teria solicitado no acordo a inclusão da construção de uma ponte de mais de R$ 100 milhões em São Francisco, cidade na qual foi criado e onde vivem integrantes de sua família. Em fevereiro, o procurador-geral apresentou representação criminal contra Herdy sob a justificativa de que a reportagem “manchava sua honra” e “maculava a imagem do servidor público”.

Em abril, porém, Jarbas Júnior voltou atrás e pediu a retratação da representação e que o processo fosse arquivado, uma vez que haveria “ausência de condição de procedibilidade”, ou seja, quando uma denúncia criminal não atende a todos os critérios exigidos para ser levada adiante.

O juiz Leonardo Vieira Rocha Damasceno, da Vara de Inquéritos da Comarca de Belo Horizonte, determinou que a ação seja guardada na secretaria até o fim de julho, em respeito ao prazo regimental para desistência de uma ação desta natureza, que é de seis meses. Apesar disso, o procurador-geral mantém um outro processo contra o jornalista, com pedido de indenização por danos morais, que tramita no Juizado Especial Cível da Comarca de Belo Horizonte.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments