Possivelmente a maior obra em língua portuguesa, Os Lusíadas, de Luiz Vaz de Camões, completa neste mês de março 450 anos de vida, desde que foi lançada além-mar, em Portugal, contando a saga de Vasco da Gama, na viagem em que descobriria o caminho das Índias. Camões palmilhou toda a literatura lusófona desde então, em que pese não ter levado a fama em vida.

Assis, com a obra de Camões em diversos formatos

Quem conta essa história, em prosa e verso, com exclusividade para este Portal dos Jornalistas e Jornalistas&Cia, é Assis Ângelo, jornalista, poeta, cordelista, estudioso da cultura popular brasileira, que, cego desde 2013, luta bravamente para ser enxergado pelos colegas. Assis fez simplesmente uma readaptação d’Os Lusíadas para canto e cordel, usando os principais personagens, aos quais acrescentou dois poetas cantadores nordestinos contando a história de Vasco da Gama e a história de Vaz de Camões. Alguns desses versos ele mostra na edição de J&Cia.

A obra completa, a que deu o título de A Fabulosa Viagem de Vasco da Gama no Mar (adaptação livre de Os Lusíadas para canto e cordel), ele espera mostrar ainda este ano, se aparecer alguma empresa ou personalidade interessada em patrocinar o projeto.

Leia na íntegra (a partir da página 15).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments