A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou nesta terça-feira (9/11) os finalistas da 63ª edição do Prêmio Jabuti, o maior prêmio de literatura do Brasil. São dez finalistas em cada uma das 20 categorias, divididas nos eixos Literatura, Não-ficção, Produção Editorial e Inovação. Neste ano, o prêmio recebeu mais de 3,4 mil inscritos.

O júri que selecionou os finalistas foi composto por especialistas de cada categoria: Marcos Marcionilo, Ana Elisa Ribeiro, Bel Santos-Mayer, Camile Mendrot e Luiz Gonzaga Godoi Trigo. A cerimônia de premiação será em 25 de novembro. Os primeiros colocados receberão o Troféu Jabuti e R$ 5 mil. O vencedor do Livro do Ano, que será revelado nessa data, ganhará R$ 100 mil.

Na categoria Biografia, Documentário e Reportagem, foram selecionados 11 obras:

[…] metade é verdade – Ruth Escobar, de Álvaro Machado; A escravidão contemporânea, de Leonardo Sakamoto; A máquina do ódio, de Patrícia Campos Mello; A república das milícias: Dos esquadrões da morte à era Bolsonaro, de Bruno Paes Manso; Caí na estrada com os Novos Baianos, de Marília Aguiar; Mataram Marielle, de Chico Otavio e Vera Araújo; O Império dos gibis: a incrível história dos quadrinhos da Editora Abril, de Manoel de Souza e Maurício Muniz; Os últimos melhores dias da minha vida, de Anna Penido e Gilberto Dimenstein; Samuel Wainer: O homem que estava lá, de Karla Monteiro; Vala de Perus, uma biografia: como um ossário clandestino foi utilizado para esconder mais de mil vítimas da ditadura, de Camilo Vannuchi; e Vaza Jato : os bastidores das reportagens que sacudiram o Brasil, de Letícia Duarte.

Confira a lista completa dos finalistas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments