A Fundação Gabo anunciou os finalistas do Prêmio Gabo 2023. Ao todo, 15 trabalhos se classificaram para a etapa final, três em cada uma das cinco categorias da premiação. O Brasil está representado em três projetos finalistas.

Na categoria Fotografia, o fotógrafo Lalo de Almeida classificou-se com a série de fotos Resistência, feita para a Folha de S.Paulo, sobre como os povos indígenas reagiram às ameaças das políticas destrutivas do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O trabalho acompanhou três cidades diferentes e documentou como elas enfrentaram essas pressões e ameaças.

Na categoria Cobertura, dois trabalhos brasileiros estão entre os finalistas. A reportagem Em audiência, juíza de Santa Catarina induziu menina de 11 anos grávida após estupro a desistir do aborto, de Bruna de Lara, Tatiana Dias e Paula Guimarães, para o Portal Catarinas/The Intercept. O texto aborda a violação do direito ao aborto de uma menina brasileira de 11 anos, que foi vítima de estupro. E a reportagem Nome aos bois, da Repórter Brasil, que expõe os problemas ambientais e trabalhistas que envolvem dez dos principais pecuaristas do País. São responsáveis pelo trabalho Ana Magalhães, Marina Rossi, Álvaro Justen, Bruno Ventura, Flávio Vivório, Mario Medina, Andressa Liebermann e Diego Junqueira.

Os vencedores serão anunciados na cerimônia de premiação do Prêmio Gabo, durante o 11º Festival Gabo, de 30 de junho a 2 de julho, em Bogotá. Confira a lista completa dos finalistas.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments