Os jornais Valor Econômico e O Globo lançaram em 7/3 o projeto Prática ESG, que tem reportagens diárias nos sites dos dois veículos e um caderno especial por mês. Lideram a iniciativa Maria Fernanda Delmas, diretora de Redação do Valor, e Alan Gripp, diretor de Redação do Globo. Naiara Bertão é a editora do projeto, que tem colunas de Daniela Chiaretti e Célia Rosemblum, além de artigos de colaboradores do mercado.

A nova editoria, se pudermos assim chamar, propõe-se a detalhar como as companhias estão assumindo a responsabilidade ESG (ambiental, social e de governança corporativa, na sigla em inglês) e como combater o greenwashing, a chamada maquiagem verde, em que o ESG se limita ao discurso.

Estão na pauta: diversidade e inclusão, ambiente de trabalho seguro e livre de assédio, mercado de crédito de carbono e política net zero (zerar as emissões de gases de efeito estufa), transição energética, transparência na divulgação de dados, processos anticorrupção, engajamento com comunidades locais e rastreabilidade de fornecedores. E ainda as questões regulatórias e as políticas públicas relevantes, e o caminho para engajar os stakeholders.

O projeto quer funcionar como um guia para ajudar o mercado corporativo a implantar de fato políticas ESG que possam ter seu impacto mensurado pela sociedade.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments