Segundo informações da Ponte Jornalismo, o fotógrafo João Leoci, o psiquiatra e médico-palhaço Flavio Falcone e outras pessoas foram detidas pela Polícia Civil nesta quinta-feira (1º/9) enquanto trabalhavam em uma ação de redução de danos na região da Cracolândia, no bairro da Luz, centro de São Paulo.

Leoci estava acompanhando o trabalho do psiquiatra Flavio Falcone, que toda quinta-feira realiza atividades e apresentações com dependentes químicos. O fotógrafo registrava ações das forças de segurança durante o chamado “fluxo”, cena aberta de venda e consumo de drogas. Depois de um tempo, policiais civis e o delegado Severino Vasconcelos, do 77º DP, detiveram Flavio e mais 20 pessoas que faziam parte da ação de redução de danos, incluindo Leoci, sob a justificativa de “perturbação da ordem”, mas eles já foram liberados.

Em entrevista ao repórter da Ponte Gil Luiz Mendes, Flavio classificou o ocorrido como “tentativa de criminalização da redução de danos e das pessoas que defendem os usuários e estão denunciando as violações constantes de direitos humanos que essa operação está fazendo”. O psiquiatra disse que fará uma denúncia na Corregedoria da Polícia Civil contra o delegado Severino Vasconcelos.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirmou que realizou uma operação na região da “Cracolândia” e encaminhou cerca de 15 pessoas ao 77º DP para elaboração de um BO de “perturbação de sossego”. Segundo a secretaria, moradores da região reclamam com frequência do som alto que ocorre às quintas-feiras.

Sobre o ocorrido, Fausto Salvadori, diretor de Redação da Ponte, escreveu no Twitter que “a Polícia Civil do governo de Rodrigo Garcia acaba de deter ilegalmente um jornalista. Um ataque à liberdade de imprensa em pleno período eleitoral. Ainda mais grave porque João, como sempre faz, cobria o cotidiano das pessoas mais vulnerabilizadas pelo Estado quando foi detido”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments