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segunda-feira, julho 28, 2025

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Marcelo Rech passa a vice-presidente Editorial do Grupo RBS

Em comunicado enviado na tarde desta 2ª.feira (14/12), o Grupo RBS anunciou mudanças relevantes na sua estrutura organizacional e em sua governança, que passam a valer a partir de 1º de janeiro. O assunto foi tema do encontro que reuniu lideranças da empresa durante a tarde.

Nelson Sirotsky, atual presidente do Conselho de Administração do Grupo RBS, após 45 anos de atuação executiva na empresa decidiu continuar contribuindo com a RBS como membro do conselho e em questões editoriais e institucionais, mas sem funções executivas.

Para o lugar dele vai o atual presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, que foi aprovado pelo Conselho e, assim, passará a acumular as duas funções. “Vivemos uma época de profundas transformações, desafios e oportunidades”, disse em nota Eduardo. “Precisamos de uma governança que dê condições para o cumprimento de nossos objetivos. Nesse sentido, teremos um conselho integrado por profissionais que são referência em nossas áreas de maior relevância: jornalismo e entretenimento, mercado, pessoas, gestão e operações. Vou acompanhar a estratégia, a cultura da organização e as pessoas. Serei um garantidor do nosso propósito e dos valores da nossa família”.

Com esse movimento, foi criada a posição de presidente executivo – CEO para as operações de mídia do Grupo RBS, cargo que será ocupado por Claudio Toigo Filho, atual vice-presidente de Finanças. Formado em Administração de Empresas, com MBA pela University of Southern California e cursos na London Business School e no Jim Collins Lab, Toigo foi escolhido por Eduardo e aprovado por unanimidade no Conselho de Acionistas e de Administração.

Também foi criada a Vice-Presidência Editorial, para a qual irá o hoje diretor executivo de Jornalismo Marcelo Rech, que se reportará a Toigo e terá o papel de garantir as condições para a “prática de um jornalismo que informe, inspire e transforme e faça diferença na vida das pessoas”.

Marcelo, que recentemente assumiu como presidente do Fórum Mundial de Editores, ligado à Associação Mundial de Jornais (WAN-Ifra), também assumirá a liderança do Comitê Editorial da RBS. Ranking J&Cia – Embora tenha atuação marcadamente regional, no Sul, o Grupo RBS destaca-se no contexto nacional. Prova disso é seu desempenho no Ranking J&Cia dos +Premiados Grupos de Comunicação do País. Em 2014, ficou em segundo lugar, com 16.430 pontos, só perdendo para o Grupo Globo (com 30.415), e à frente do Grupo Folha (11.910). O ranking de 2015 será publicado na edição de J&Cia da primeira semana de fevereiro.

BBC Brasil bate recorde de audiência

A BBC Brasil anunciou audiência recorde em novembro passado, atingindo 22,2 milhões de usuários únicos no site www.bbcbrasil.com e em sites parceiros que reproduzem o conteúdo da BBC em português. “Nossa audiência mais do que dobrou em um ano e quase quadruplicou em dois anos”, disse ao Portal dos Jornalistas Silvia Salek, diretora de Redação da BBC Brasil. “É a recompensa por um jornalismo de qualidade, independente, antenado com o mundo digital e que segue a missão da BBC de informar, educar e entreter”. Com os resultados, o Brasil se posiciona como o país de maior audiência online entre todos os departamentos do Serviço Mundial da BBC. “O modelo que desenvolvemos vem chamando atenção também da BBC. Em termos de hábitos na internet, o Brasil é uma espécie de celeiro de tendências. É muito gratificante ver como o trabalho da nossa equipe também está determinando tendências aqui”, comentou Silvia. Para ela, o sucesso de audiência está ligado a uma reformulação do conteúdo, realizada cerca de dois anos atrás, que levou em conta os hábitos de acesso à internet, que estavam mudando por causa das redes sociais e do acesso via telefones celulares. Uma das inovações foi a criação de uma nova editoria, o #salasocial, que usa as mídias sociais de forma inovadora na busca e disseminação de conteúdo. Atualmente, 53% da audiência direta da BBC Brasil – ou seja, excluindo sites parceiros – vêm de celulares, acompanhando o aumento também expressivo do acesso por meio de redes sociais. “Isso gerou outras formas de pensar nossa produção. O que marca a nossa trajetória desses últimos dois anos é a adaptação constante”. O serviço brasileiro, por exemplo, passou recentemente a utilizar o aplicativo WhatsApp como plataforma de distribuição para grupos exclusivos de formadores de opinião. Um dos vídeos distribuídos traz uma entrevista com o pescador Benilde Madeira, de 48 anos, que perdeu seu sustento com a contaminação do Rio Doce. Dias após o caso ser noticiado na BBC Brasil, o Ministério Público de Minas Gerais fechou um acordo com a Samarco  para pagar um salário mínimo para vítimas como o pescador retratado e outras 11 mil pessoas. “Não queremos ser mais uma voz no ruído das notícias”, afirmou Silvia. “Esse tipo de impacto qualitativo do nosso conteúdo é uma medida até mais importante do que nossos números. Ver nosso conteúdo repercutindo entre o público e em toda a imprensa nos dá uma satisfação especial de estar, de alguma maneira, contribuindo com os grandes temas no País”.

Abril recebe aporte de R$ 450 milhões da família Civita

O Grupo Abril anunciou nesta 2ª.feira (14/12) ter recebido aporte de R$ 450 milhões feito pela família Civita, controladora da empresa. Paralelamente, a editora acaba de fechar acordo para pagar suas dívidas em curto e médio prazos. A operação permite uma redução efetiva do endividamento e faz com que a empresa encerre 2015 com equilíbrio em suas finanças e fortalecida para 2016. “Esse aporte representa, acima de tudo, nossa confiança nos negócios e no País”, disse em nota Giancarlo Civita, presidente do Grupo Abril. “Temos um compromisso com a Abril e acreditamos na sua perenidade. Somos e continuaremos sendo a maior editora da América do Sul, líder em vários segmentos e plataformas. Também nos mantemos fortes nos negócios de impressão e distribuição. Vamos encerrar este ano muito melhor do que terminamos 2014. Fizemos os ajustes necessários, nossa rentabilidade melhorou e entramos em 2016 com nova perspectiva”. Segundo Civita, a capitalização e o fechamento do acordo colocam a empresa em melhores condições de operação. Para ele, a capacidade de geração de caixa, somada à credibilidade e à solidez do Grupo Abril são os principais fatores que tornam a companhia preparada para o ano que vem. 

Daniel Pereira lança O esquife do caudilho

Daniel Pereira lança nesta 2ª.feira (14/12) em São Paulo o livro O Esquife do Caudilho, pela Editora Pasavento. A obra tem prefácio de Joaquim Maria Botelho e orelha de Gabriel Emídio, também responsável pela revisão. O livro é permeado por histórias de jornalismo, como as de Salomão Ésper e José Paulo de Andrade, com quem Daniel trabalhou na Rádio Bandeirantes. O lançamento será a partir das 18h30, no Bistrô Memorial (Memorial da América Latina, portões 8 e 9).

Renato Machado deixa o Bom Dia Brasil

Renato Machado despediu-se em 11/12 do Bom Dia Brasil, em que atuava há quase 20 anos, desde 2011 como correspondente em Londres. Volta ao Brasil para ser repórter especial do Globo Repórter. O retorno dele faz parte de uma grande mudança no corpo de correspondentes da Rede Globo, anunciada em setembro. Além de Renato, voltam ao Brasil Roberto Kovalick (também de Londres), André Luiz Azevedo (de Lisboa) e Helter Duarte (de Nova York).

Alexandre Rafael, do UOL, desenvolve plataforma para mapear crimes

Alexandre Rafael, do UOL, desenvolveu e está apresentando agora ao mercado o site Reporting Crimes, plataforma capaz de quantificar e tipificar os crimes que acontecem em cada região do País e que tem como fonte de informação os próprios internautas que foram vítimas desses crimes. Com o detalhe de que podem ser filtrados e organizados de acordo com a necessidade do usuário. Alexandre garante nunca ter sido vítima de algum crime, mas diz sensibilizar-se com relatos de amigos e da imprensa. “Tive a reflexão de que o brasileiro vive em uma sociedade muito violenta e se acostumou a ela. Quando houve a chacina em Osasco, vi pessoal comentando como se fosse só mais uma, algo corriqueiro, mas não é para ser. Com o site, quero que as pessoas vejam o crime como um mal para elas e que possam se ajudar”, explicou ao UOL.

19ª edição do Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa será em maio

Evento deixa o Centro de Convenções Rebouças, onde foi realizado por mais de 15 anos, e vai para o Maksoud Plaza A Mega Brasil já definiu a data e local de seu 19º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa: 17, 18 e 19 de maio no Maksoud Plaza, em São Paulo. O tema central também está definido: Inovações, novos conceitos e novas práticas na Comunicação Corporativa. “O próprio Congresso é um exemplo de inovações, novos conceitos e novas práticas”, diz Marco Rossi, diretor da Mega Brasil, salientando a permanente busca pela superação a cada temporada. “Se analisarmos as 18 edições anteriores do evento, veremos que ele sempre inovou, seja conceitualmente ou mesmo no formato e nas práticas apresentadas. Já fizemos desfile de modas, experiências gastronômicas diversas, palestras simultâneas em até cinco auditórios, feiras de negócios, consultorias coletivas, visitas técnicas, crème de la crème do conteúdo apresentado, palestras com transmissões intercontinentais, feitos que marcaram uma trajetória que reconhecidamente nos coloca como uma referência da área. Para 2016, além de manter um conteúdo de vanguarda e ousado, vamos ter boas novidades como a Arena da Inovação, que abrirá o evento debatendo o arsenal de inovações que se tem apresentado para os profissionais de comunicação; e o TOP Mega Brasil de Novos Talentos, que premiará jovens formandos por trabalhos universitários de conclusão de curso que tenham a comunicação corporativa como elemento chave. Com isso, daremos uma importante contribuição para aproximar o mercado da universidade, um objetivo constante das várias instituições do setor”. Alguns dos temas que comporão os debates da Arena da Inovação são Branded Content (Mídias Proprietárias); Design Thinking; Live Marketing; Content Market (Marketing de Conteúdo); Vídeos Digitais e Viewers; Attention Buy (Atenção dos Leitores); Buyer Persona (Cliente Ideal); Jornalismo Pós-Industrial; Comunicação Mobile; Conteúdos Responsivos; Big Data; e os virais. Rossi explica que “é esse perfil de evento antenado, contemporâneo e vanguardista que tem atraído anualmente para as arenas temáticas e múltiplas celebrações do Congresso profissionais do Brasil inteiro, entre eles executivos de comunicação dos setores público, privado e de organizações não governamentais, empresários e executivos de agências de comunicação, professores, executivos de marketing, recursos humanos, publicidade e áreas afins, jornalistas, relações públicas e profissionais de outras formações com interesses na área. Passam pelo evento, nos três dias programados, cerca de mil profissionais”. Também estão programados para o Congresso as homenagens do Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa e do Prêmio Personalidade da Comunicação; o Fórum do Pensamento, sobre o Brasil dos sonhos e o Brasil real; o lançamento da edição 2016 do Anuário de Comunicação Corporativa; e o retorno dos cases temáticos, que foram carros-chefes do evento durante vários anos. As inscrições serão abertas em janeiro, mas interessados podem garantir vaga na temporada de pré-inscrições, que vai até o próximo dia 18 de dezembro. Informações pelo eventos@megabrasil.com.br ou 11-5576-5600.

Gume faz ranking dos mais influentes executivos de marketing

Em entrevista ao Portal dos Jornalistas, Regina Augusto fala sobre o M-List, estreia editorial de sua nova empresa

Fernando Chacon é o profissional de marketing mais influente do Brasil. É o que aponta o ranking Os executivos de marketing mais influentes do mercado, que circula com a primeira edição do M-List, publicação anual que marca a estreia da área de conteúdo da Gume, agência de reputação e engajamento aberta em maio de 2015 pela jornalista Regina Augusto, com apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

Para chegar aos 20 nomes que compõem a lista liderada por Chacon, ela enviou a um grupo de formadores de opinião do segmento de agências e veículos de comunicação um questionário no qual perguntava quais são os executivos de marketing mais influentes e quais as características mais importantes que balizavam essas escolhas. Posteriormente, o resultado da sondagem foi analisado e validado pela equipe editorial.

Além de Chacon, fecham o top five do ranking Daniela Cachich (vice-presidente de marketing da Heineken Brasil), João Batista Ciaco (diretor de publicidade e marketing de relacionamento da FCA), Eduardo Tracanella (superintendente de marketing institucional do Itaú Unibanco) e Agrício Silva Neto (vice-presidente de marketing e programação da Sky). Oito critérios foram levados em conta para se chegar aos escolhidos: capacidade de inovar, capacidade de se adaptar a mudanças, transparência e boa governança com parceiros, valores éticos, qualidade do trabalho colocado na rua, coragem, espírito empreendedor e visão de longo prazo.

O Portal dos Jornalistas entrevistou Regina Augusto, fundadora da Gume e idealizadora do M-List. Ela falou sobre a criação do ranking, a receptividade do mercado à ideia e sua transição da redação do Grupo Meio&Mensagem para abrir seu próprio negócio:

A ideia – “A ideia de criar o M-List foi uma oportunidade que identifiquei meio por acaso ao perceber que não existe uma forma estruturada e organizada de se acessar os profissionais de marketing das principais empresas do Brasil. Comecei a desenhar o projeto e vi que tinha muito potencial. Basicamente, ele é um guia que lista os profissionais-chave das áreas de marketing das maiores empresas do País. A primeira pessoa para quem mostrei a ideia foi a presidente executiva da ABA, Sandra Martinelli, com quem já estava desenvolvendo alguns projetos na área de conteúdo. A ABA adorou a ideia e aceitou ser a chanceladora da publicação desde o primeiro momento. Isso me deu muito estímulo para começar a colocar o projeto em pé. Foi tudo muito rápido. Começamos esse processo em setembro e ele foi finalizado agora no começo de dezembro. Contei com o apoio da jornalista Lena Castellón na coordenação editorial e de uma equipe muito pequena que ajudou na apuração das informações e na reportagem.”

Receptividade do mercado – “Assumi o chapéu de publisher e fui ao mercado vender o M-List. Eu tinha muito claro que se não houvesse receptividade, abortaria a missão e a retomaria no ano que vem. Mas, para minha alegria, o M-List foi superbem recebido pelo mercado, com o apoio de marcas muito importantes, o que viabilizou o seu lançamento. O modelo de negócios do M-List é totalmente baseado em venda de publicidade. A ideia para as edições futuras é que ele se torne uma plataforma maior, com evento de premiação do ranking dos 20 profissionais de marketing mais influentes do mercado e aí as possibilidades de patrocínio serão maiores e mais interessantes.”

Distribuição – “A edição impressa acabou de sair. Estamos fazendo uma distribuição dirigida dela para um mailing de cerca de cinco mil nomes do mercado de comunicação e marketing. Teremos também vendas avulsas por meio do nosso facebook e no começo de 2016 ficará pronta a versão online.

Carreira: da Direção de Redação do Meio&Mensagem para o empreendedorismo – “O passo de sair do M&M e montar a Gume foi muito planejado, algo que pensei durante mais de um ano antes de ele ser concretizado. A maior parte da minha carreira foi na área de gestão editorial. Esse treinamento de olhar me tem ajudado muito agora ao empreender o meu próprio negócio. Estou passando por um processo fascinante de novos aprendizados, novas rotinas, novas responsabilidades. O foco principal da Gume é a consultoria na área de Reputação e Engajamento. Com sete meses de mercado, já estamos participando de processos de seleção de marcas e empresas importantes. Alguns desses processos serão definidos agora na virada do ano e estou confiante que teremos um grande 2016. O próprio momento conturbado do País abre oportunidades para as empresas cuidarem melhor de seus ativos intangíveis. O M-List foi uma oportunidade na área de conteúdo que identifiquei quando a Gume já estava em operação, por toda a experiência que acumulei na área de comunicação e marketing. Ter conseguido colocá-lo de pé em pouco mais de três meses só demonstra que há, sim, oportunidades para projetos que tenham valor.”

Quer ser bolsista do Instituto Reuters?

O Instituto Reuters para Estudos de Jornalismo, parte integrante do Departamento de Políticas e Relações Internacionais da Universidade de Oxford, está com uma série de programas globais para profissionais de jornalismo com no mínimo cinco anos de experiência. Na lista de programas, The Thomson Reuters Foundation Fellowship está aberto para jornalistas baseados em qualquer país. O deadline para envio da inscrição é 31/1/2016, à meia-noite. Veja mais informações.

Lino Rodrigues e Fernando Donasci revitalizam o bar Folhão

Lino Rodrigues, repórter de Economia que deixou a sucursal de O Globo em setembro, após nove anos de casa, virou empreendedor: com o amigo e compadre Fernando Donasci (que foi fotógrafo do Diário de S.Paulo, da Folha e trabalhou com ele em O Globo), começaram a tocar o Folhão, bar na rua Barão de Limeira, 374 (tel. 11-3223-0586), quase em frente ao prédio da Folha de S.Paulo, que frequentaram na década de 1990. A ideia de ter um bar é antiga, mas só agora tivemos a oportunidade, por causa das circunstâncias (o dono anterior, como nós, não era do ramo e nos convenceu com uma boa proposta a investir e virar empreendedores). A nossa proposta para o Folhão – Fotografia & Comida é fazê-lo voltar a ser um ponto de encontro de jornalistas, artistas e intelectuais. Também pretendemos inaugurar em breve uma galeria de fotos na parte de cima do prédio, que começamos a reformar e estamos atrás de um patrocínio (isso é muito importante para nós). Além de exposições de fotos, com fotógrafos frequentadores do bar, também pretendemos realizar cursos de fotografia para idosos e crianças e shows de música, aproveitando o espaço amplo”. Na parte gastronômica, prossegue Lino, “temos um cardápio servido no almoço e à noite baseado em cortes de carnes nobres assadas à moda gaúcha na churrasqueira do bar, pizza em forno a lenha e hambúrgueres gourmet, que ganharam o nome de fotógrafos amigos como o ‘gaudério’, uma homenagem ao Antônio Gaudério, um baita profissional que trabalhou anos na Folha, entre outros. Decoramos o bar com fotos lambe-lambe coladas nas paredes e placas com recortes de textos e capas de jornais, remetendo ao jornalismo de imagem e de texto, o que também está representado no nosso símbolo, que estiliza as duas bobinas, de papel e de filme como no passado… Enfim, desenvolvemos uma imagem gráfica pro bar, com a ajuda de designers que trabalharam no Departamento de Arte da Folha”.

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