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Jornalismo na AL e reinvenção do NYT são temas de livros do Knight Center

Com o apoio do Programa de Jornalismo Independente da Open Society Foundations, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas publicou, em formato digital, o livro Periodismo Innovador en América Latina (Jornalismo Inovador na América Latina).

A publicação, disponível gratuitamente na biblioteca digital do Centro Knight, compila todos os artigos da série homônima publicados no blog da entidade entre dezembro de 2016 e abril passado.

O livro, em espanhol, mas que em breve terá versões em inglês e português, também inclui vários guias rápidos sobre diferentes tópicos relacionados ao jornalismo digital, em que diferentes especialistas oferecem conselhos práticos para melhorar o trabalho jornalístico digital.

Teresa Mioli, coordenadora de conteúdo do Centro Knight, e o jornalista catalão Ismael Nafría, em residência no CK durante o ano letivo 2016-2017, foram coeditores do blog e do livro digital.

A instituição também publicou recentemente outro livro eletrônico de Nafría, em espanhol, A reinvençao do The New York Times: Como a ‘dama cinza’ do jornalismo está se adaptando (com êxito) à era móvel. A partir da análise da disrupção da indústria informativa após o surgimento da revolução digital, ele examina a reinvenção do NYT durante os últimos 20 anos. A meta: descobrir lições úteis para outros meios, “independentemente de seu tamanho ou localização”.

Folha reforça sucursal no Distrito Federal

A sucursal da Folha de S.Paulo em Brasília ganhou os reforços de Talita Fernandes e Ângela Boldrini.

Talita, que se apresenta em 8/5, aceitou convite do diretor Leandro Colon para assumir a cobertura no Senado. Ela vem da equipe de Época no DF, e antes trabalhou no Estadão e na Veja. Está entre as finalistas de melhor repórter de revista do Troféu Mulher Imprensa.

Ângela, que começou na equipe no começo de maio, veio transferida de São Paulo, onde atuava na editoria de Poder. Chega para cobrir Política e Geral.

Congresso Mega Brasil busca ser o mais relevante da história

Nos próximos dias 23, 24 e 25 de maio, São Paulo sediará a vigésima edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação, que passou a agregar ao nome este ano a expressão Inovação e Estratégias Corporativas. “Será nosso mais instigante evento”, diz Marco Rossi, diretor da Mega Brasil e um dos mentores do encontro, mencionando o grau de ousadia pensado para o temário, para o formato e para o grupo de convidados, características que farão, segundo entende, “a comunicação transcender e o evento virar um marco na história profissional e de vida dos participantes”.

O olhar plural do Congresso, já assinalado na mudança de seu nome original, é também observado no tema central, que este ano desvia-se propositadamente do tradicional mergulho nos assuntos típicos e domésticos da comunicação para debater Os desafios da transversalidade no universo corporativo e, com isso, aproximar da arena pública disciplinas que hoje já buscam entender-se, ainda de forma experimental e informal, nas conversas intramuros das organizações.

“Inovação, inteligência artificial, realidade ampliada, pós-verdade, social commerce, geração millenium, compliance, startups, gameficação são temas de fundo hoje para qualquer corporação”, assinala Rossi. “Eles aglutinam em torno de si inúmeras disciplinas e especialidades e grupos de profissionais de diferentes formações, na busca de sucesso e reconhecimento nesse universo marcado pelas novas tecnologias, pela revolução dos costumes e pelo empoderamento do cidadão comum, que sabe ter-se transformado no centro das atenções e dos investimentos e demonstra isso com a liberdade que chegou com as redes sociais”.

Nesse bolo de temas vanguardistas há duas cerejas que foram pensadas para oferecer experiências e vivências singulares aos participantes: a criação do StartLab, que aproximará os congressistas do empreendedorismo de algumas das mais respeitadas startups do País – seja por força das micropalestras que farão no evento e também da presença física durante dois dos três dias do encontro, para contatos e troca de cartões; e as palestras inspiradoras, programadas para alguns dos intervalos de relacionamento, para estimular a criatividade e o pensar fora da caixa.

Entre os mais de 50 convidados que desfilarão seus conhecimentos e opiniões na vigésima edição do Congresso Mega Brasil há nomes de projeção nacional, casos do filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, do cientista-chefe da IBM Fábio Gandour, do presidente do IPEA Ernesto Lozardo, do consultor Eduardo Oinegue, do empresário João Rodarte, da psicóloga e escritora Meiry Kamia, do economista Antonio Corrêa de Lacerda, do procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima (integrante da força-tarefa da Operação Lava Jato) e do engenheiro espacial Lucas Fonseca (da Missão Garatéa). E outros de renome internacional, como Jeffrey Sharlach, presidente do Jeffrey Group, e Boaz Albaranes, integrante do Consulado Geral de Israel em São Paulo e do Israel Trade & Investment Brazil.

“Além do conteúdo primoroso, das pequenas intervenções que mexerão com a atenção e a motivação dos participantes ao longo da jornada e da constelação de nomes de dentro e de fora da comunicação, o Congresso será abrilhantado por cinco eventos satélites”, ressalta Eduardo Ribeiro, diretor da Mega Brasil e também um dos mentores do encontro:

  • Lançamento da edição 2017 do Anuário da Comunicação Corporativa, com reportagens nacionais e internacionais, o mais completo Ranking das Agências de Comunicação da História, três pesquisas de abrangência nacional, indicadores inéditos etc.
  • Arena da Inovação, reunindo temáticas que estão transformando a vida da sociedade e das organizações, caso das tendências de consumo de informação pela geração Millenials
  • Cerimônia de entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação, que homenageará o âncora da RedeTV Boris Casoy
  • Fórum do Pensamento, que debaterá A retomada do Brasil competitivo
  • Cerimônia de premiação do Top Mega Brasil, que destacará os Top 10 Brasil e os Top 5 das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, nas categorias Agências de Comunicação e Executivos de Comunicação Corporativa

Serviço

20º Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas
Data: 23, 24 e 25 de maio de 2017
Tema Central: Os desafios da transversalidade no universo corporativo
Local: Centro de Convenções Rebouças
Endereço: Av. Rebouças, 600, São Paulo, SP
Site com a programação e detalhes: www.megabrasil.com.br/congresso 2017
Inscrições: diretamente no site
Valor da inscrição: R$ 2.300,00 até 11/5 (leitores de Jornalistas&Cia têm 20% de desconto
Informações: 11-5576-5600

 

Programação

 

23/5/2017 (terça-feira)

 

9h às 9h15 – Lançamento do Anuário da Comunicação Corporativa

  • Convidados: Adriana Teixeira (Editora Executiva), Eduardo Ribeiro (Publisher) e Marco Rossi (Diretor de Tecnologia)

9h20 às 10h10 – Conferência Internacional: A necessidade de uma abordagem inovadora para as comunicações corporativas

  • Convidado: Jeffrey Sharlach (Jeffrey Group)

10h15 às 12h30 – Arena da Inovação: Geração Millennials e o consumo de informação; Black Mirror é passado; e A realidade além da imaginação

  • Convidados: Flávia Franco da Cruz (MindMiners); Oren Pinsky (Qualcomm) e Rodrigo Dias Arnaut (EraTransmídia e FAAP)

14h às 15h10 – 1ª Sessão – Palestras Simultâneas

  • Sala 1 – Como fazer um planejamento inovador num mundo inovado
  • Convidados: Luiz Joly e Maurício Fogaça (Ogilvy PR Brasil)
  • Sala 2 – Inteligência artificial nas relações entre marcas e consumidores – Ainda um universo em descoberta
  • Convidados: Alexandre Azzoni (CallFlex Sistemas) e Ângela Crespo (Consumo em Pauta)

15h20 às 16h30 – 2ª Sessão – Palestras Simultâneas

  • Sala 1 – Alta demanda por narrativas mais personalizadas – Os principais indicadores da pesquisa global “The company behind the Brand II: In goodness we trust”
  • Convidados: Lorena Ribeiro e Fabrízio Leonardo (Weber Shandwick)
  • Sala 2 – Roque jornalístico: saem os repórteres de economia, entram os de polícia
  • Convidado: Eduardo Oinegue (Consultor)

16h40 às 17h – Palestra inspiradora 1 – Motivação sem truques

  • Convidada: Meiry Kamia (Psicóloga e Escritora)

17h às 18h10 – Sessão 3 – Palestras Simultâneas

  • Sala 1 – A reinvenção pessoal – Estratégias para superar os momentos confusos, difíceis e dolorosos de sua vida e carreira
  • Convidado: José Ruy Gandra (Jornalista, Historiador e Advogado)
  • Sala 2 – Pós-Verdade: o impacto das notícias falsas para a reputação e os negócios das empresas e os desafios de uma comunicação preventiva
  • Convidados: Marcelo Molnar (Boxnet) e Rodrigo Hecler (Stilingue)

18h10 às 20h20 – Eventos Extra-Congresso (abertos ao público)

  • Sala 1 – Abracom (celebrando 15 anos de vida e 20 anos de Congresso Mega Brasil) – Muito além da assessoria de imprensa: a nova Era da Comunicação Corporativa já começou
  • Convidados: Cláudia Rondon (Abracom) e convidados a serem confirmados
  • Sala 2 – OCI – Observatório da Comunicação Institucional – Apresentação do 5R INDEX – Índice de Transparência Ativa
  • Convidado: Manoel Marcondes Machado Neto (OCI e UERJ)

 

24/5/2017 (quarta-feira)

 

9h às 10h50 – 1ª Sessão – Mesas-Redondas Simultâneas

  • Sala 1 – O que as empresas mais priorizam na comunicação com os empregados
  • Convidados: Cristina Panella (Cristina Panella Planejamento e Pesquisa), Michelle Medeiros (Roche), Sabrina Sciama (Visa), Thiago Noronha (Syngenta), Adriana Lutfi (Mercado Livre) e Ricardo Júlio (Volkswagen)
  • Sala 2 – Influenciadores digitais: a nova fronteira do PR
  • Convidados: Anahi Guedes (Nestlé), Bia Granja (YouPix), Patrícia Hargreaves (H2M) e Bruno D’Angelo (Ideal H+K Strategies)

10h50 às 11h20 – Palestra Inspiradora 2

Convidado: Tiago Bispo (InvesteApp, Hack N’Rock e House of Fintech)

11h20 às 13h10 – 2ª Sessão – Mesas-Redondas Simultâneas

  • Sala 1 – A publicidade na Era da inteligência e tecnologia
  • Convidados: Daniel Galvão (Mango), Essio Floridi (Tradelab Brasil), Pedro Alves (GE) e Vagner Severo (ERA)
  • Sala 2 – Uso da tecnologia na comunicação corporativa
  • Convidados: Eduardo Pugnali (Sebrae-SP), André Franco (Critical Mass), Eric Miranda (Pepsico Brasil) e Malu Weber (Votoprantim Cimentos)

14h50 às 16h40 – 3ª Sessão – Mesas-Redondas Simultâneas

  • Sala 1 – O papel da comunicação para uma política efetiva de compliance
  • Convidados: Bruno Asami (Unibes Cultural), João Rodarte (CDN) e Maurício Moura (Instituto Ideia Inteligência)
  • Sala 2 – Social Commerce – Como a tecnologia e a inovação têm ajudado as marcas a venderem mais
  • Convidados: Aline Sordili (Record), Diego Ruiz (FSB), Jonas De Cooman (Appiness) e Rizzo Miranda (FSB)

17h10 às 19h – 4ª Sessão – Mesas Redondas Simultâneas

  • Sala 1 – Gameficação aplicada às estratégias corporativas
  • Convidados: Daniel Schnaider (Scai Group), Alê Santos (Consultor e coautor de Storytellers Brand’Fiction), Thiago Gringon (ESPM) e Martha Terenzzo (Inova 360º)
  • Sala 2 – Ética em inteligência artificial: para onde vamos?
  • Convidados: Fábio Gandour (IBM), Lúcia Santaella (PUC-SP) e Luiz Felipe Pondé (Filósofo e Escritor)

19h10 às 21h30 – Cerimônia de Entrega do Prêmio Personalidade da Comunicação 2017

Homenageado: Boris Casoy (Rede TV)

 

25/5/2017 (quinta-feira)

 

9h30 às 12h – Fórum do Pensamento – A retomada do Brasil Competitivo

  • Convidados: Antonio Corrêa de Lacerca (MacroSector Consultores e Jornal da Cultura), Carlos Fernando dos Santos Lima (Operação Lava Jato), Ernesto Lozardo (IPEA), Lucas Fonseca (Airvantis e Missão Garatéa) e Junia Nogueira de Sá (FleishmanHillard)

13h20 às 14h10 – Conferência Internacional – Empreendedorismo e inovação como política de Estado – A experiência estratégica israelense

  • Convidado: Boaz Albaranes (Consulado Geral de Israel em São Paulo e Israel Trade & Investment Brazil)

14h20 às 15h10 – Conferência – Conectados – O novo consumidor na Era Digital e os desafios da comunicação

  • Convidado: Nelson Silveira (General Motors Mercosul)

15h40 às 16h30 – Conferência – A comunicação a serviço do negócio

Convidada: Rejane Braz (Banco Itaú)

19h às 21h – Jantar de premiação do Top Mega Brasil

A propósito de Otto Filgueiras

* Por Cacalo Kfouri

Leio com tristeza no J&Cia que meu antigo companheiro de reportagens na revista Guia Rural, da Editora Abril, Otto Filgueiras, está em situação difícil (*). Sofreu as penas do inferno na Bahia, durante a ditadura militar, foi torturado, mas não abriu o bico. Veio para São Paulo depois de solto, e foi acolhido por Nivaldo Manzano na Guia Rural. Fizemos algumas viagens a trabalho, todas geraram, além de boas matérias, histórias engraçadas.

Uma, em especial. Fomos a Montes Claros (MG), quase na Bahia – avião até Belo Horizonte, carro até lá, eu guiando, Otto não dirige –, fazer reportagens sobre produção de pequenos proprietários. Um deles, em Claro dos Poções, produzia rapadura pelo método tradicional, moenda rodada por bois. Saía uma rapadura maravilhosa, ganhamos duas cada um. No dia de voltar a São Paulo, no café da manhã no hotel, percebo Otto com expressão agoniada, pergunto por quê, ele diz “Cacalo, passei a noite em claro – sem trocadilho –, tô que não aguento de dor, uma crise de hemorroidas daquelas”. Imaginei o tamanho do sofrimento dele, um cara que foi torturado dizendo que não estava aguentando. Falei pra ele arrumar a mala enquanto eu fechava a conta do hotel para cairmos logo na estrada, 440 km, quase tudo pista simples. Estávamos com carro alugado, um belo Voyage 1.8, andava bem. Pé na estrada e embaixo no acelerador. De repente, senti que havia passado em cima de alguma coisa e vejo Otto anotando a quilometragem marcada na estrada e me perguntou a que velocidade estávamos; respondi “quase 190…” – crime prescrito, foi em 1989 – e pergunto por que queria saber. Ele responde “você passou por cima de um macaquinho, vou jogar no bicho, no macaco, no km e na velocidade”.

Resumo da ópera, fiz o que não faria hoje, chegamos ao Aeroporto da Pampulha em pouco menos de quatro horas, entregamos o carro e fomos para o balcão da Vasp – sim, ela mesmo. Nossa passagem era em aberto, saía um voo em 40 minutos e outro horas depois. Otto explica para a atendente que estava com um problema de saúde, passando mal, se ela não conseguiria colocar a gente no voo. Ela responde que seria difícil, tinha uma lista de espera grande. Digo pra moça “põe só ele, eu vou no próximo”. Ela puxa conversa, pergunta o que fazíamos em Minas, dissemos ser jornalistas, que tínhamos feito reportagem sobre pequenos produtores, um deles de rapadura. Ela diz “adoro rapadura, mas faz tempo que não consigo uma da boas” Otto diz a ela “põe a gente no voo e você ganha uma maravilhosa”. Digo “duas!”. Ela pega nossas passagens, entra em uma saleta e logo volta com nossos cartões de embarque. Acabou ganhando três rapaduras, Otto ficou tão aliviado de voltar logo pra Sampa que deu as duas dele. Chegamos, eu fui pra casa; Otto, pro hospital; foi operado na manhã do dia seguinte.

(*) Para quem não leu, é esta a nota a que Cacalo se refere:

Amigos se mobilizam para ajudar a Otto Filgueiras, baiano que vive em São Paulo há mais de 30 anos e que atuou em Jornal do Brasil e Gazeta Mercantil, entre outros, também conhecido por sua militância em organizações da esquerda. Autor de Revolucionários sem rosto: uma história da Ação Popular (editora Caio Prado Jr., 2014), vive praticamente dentro de casa há cerca de um ano, em Osasco.

Sofre de uma doença denominada paralisia supranuclear progressiva, um mal neurodegenerativo que atinge regiões do cérebro que controlam os movimentos e também provoca demência. Há alguns meses Otto depende de duas cuidadoras, que se revezam e ficam com ele 24 horas do dia, sete dias por semana.

Contribuições podem ser feitas diretamente para a conta Otto José Mattos Filgueiras (CPF 836 654 988-72) – Banco do Brasil – Agência 0637-8 – Conta 76028-5.

 

* Cacalo Kfouri é repórter fotográfico e titular da seção “Os Sacis do J&Cia”, publicada semanalmente em Jornalistas&Cia

Ela Revista é o próximo lançamento de O Globo

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora regional de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

 

A Revista O Globo muda o título e o perfil de leitor. Do próximo domingo (7/5) em diante passa a se chamar Ela Revista, com foco no público feminino – como se fosse um canal GNT impresso. Sem dúvida, a Infoglobo está calçada em extensas pesquisas que justificam a guinada editorial.

Ana Cristina Reis fica mantida como editora da revista. O caderno Ela nasceu em 1964, e completou, assim, 50 anos em 2014. Agora, aos 53 anos, em plena forma, parte para novos desafios.

O projeto gráfico, de Chico Amaral, editor executivo da redação integrada O Globo/Extra, inspirou-se no traço da logomarca Ela. A letra L, um traço em diagonal, é usada como inspiração para a diagramação dos textos e das imagens. Amaral afirma: “A caligrafia criada por Milton Glaser serve como referência para organizar graficamente os textos e as fotos da nova publicação. É um recurso que garante singularidade ao produto”.

O conteúdo que estava na antiga revista não foi eliminado: as colunas de Mauro Ventura serão publicadas na editoria Rio, e as de Cláudio Paiva, na página 2, ambas aos domingos. O caderno Ela continua circulando aos sábados, exclusivamente dedicado a moda. O suplemento Ela Gourmet deixa de circular como caderno e passa a ser uma seção da nova revista.

O Ela digital– que conta com 2,5 milhões de visitantes únicos multiplataforma, segundo dados extraídos do Google Analytics, em janeiro deste ano – será renovado, reunindo o conteúdo do caderno e da revista, e vasto material visual, com presença também nas principais redes sociais. A ideia é integrar o site, com produção diária e variada, ao caderno do mesmo título que circula aos sábados.

Permanecem os temas de beleza, decoração e gastronomia. Passam a ter mais ênfase o estilo de vida e espírito cariocas. Entre as novas seções estão destaques da televisão, do cinema e da internet, além de viagens pelo Brasil e o mundo. Em textos ágeis e vasto material visual, o destaque é para a moda de vanguarda, o mundo fashion, os grandes criadores da atualidade, os bastidores do negócio da moda. Mas há espaço também para as modinhas criadas pelos cariocas e os personagens que fazem a história da cidade.

Chegam os colunistas Geraldo Carneiro, recente acadêmico; o crítico de gastronomia Pedro Henriques; e o jornalista especializado em turismo Luiz Horta. Ficam mantidos a coluna de Martha Medeiros e o traço de Bruno Drummond.

As seções já estão anunciadas: Ela gourmet; Ela deseja, com produtos cheios de estilo; Ela casa, com as tendências em projetos de arquitetura; Ela beleza, com o novo corte de cabelo, os esmaltes para a estação, a maquiagem em voga, a dieta da moda. Aparece ainda Domingo com ela, uma entrevista com quem esteja dando o que falar nas telas, nas redes sociais, nos palcos; e Ela lá fora, sobre assuntos estrangeiros que são destaque. E mais Ela de olho, um radar da cultura pop nacional e internacional; Ela passaporte e os roteiros de viagens dos sonhos.

O lançamento da revista pela Infoglobo vem para fortalecer a marca Ela na mídia impressa, nos eventos do marketing e na internet.

 

MPT de Jornalismo prorroga inscrições

Jornalistas que quiserem concorrer aos R$400 mil do Prêmio MPT de Jornalismo têm mais uma semana para inscrever seus trabalhos. O prazo final, que se encerraria nesta sexta-feira (5/5), foi prorrogado para 12 de maio. Um dos maiores em valores do Brasil, o concurso reconhecerá matérias e imagens que se destacarem na investigação e a denúncia de irregularidades trabalhistas.

São oito as categorias em disputa: Jornal ImpressoRevista Impressa, Radiojornalismo, Telejornalismo, WebjornalismoFotojornalismoUniversitário e Repórter Cinematográfico. Os inscritos também poderão concorrer nas especiais Fraudes Trabalhistas – concedida à melhor reportagem sobre esse tema – e MPT de Jornalismo, com status de Grande Prêmio, entregue à melhor reportagem dentre os vencedores Nacionais.

Assim como em 2016, o prêmio será dividido em duas fases. Na primeira, Regional, os trabalhos serão analisados por cinco júris regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sul e Sudeste. Os vencedores dessa etapa, em cada categoria, passarão para a segunda fase, em que serão conhecidos os vencedores Nacionais.

Cada vencedor regional receberá R$ 5 mil, enquanto os nacionais terão duas escalas de premiação: R$ 10 mil nas categorias Universitária e Repórter Cinematográfico, e R$ 15 mil para as demais. Já cada reportagem vencedora dos dois prêmios especiais receberá R$ 45 mil. Os prêmios não são acumulativos.

Com a mudança no prazo de inscrições, também aumentou o período de publicação das reportagens inscritas. Serão aceitos trabalhos veiculados entre 2 de maio de 2016 e de 12 maio de 2017. Mais informações, ficha de inscrição e regulamento estão disponíveis no premiomptdejornalismo.com.br.

* Vale lembrar que a iniciativa integra a base de dados do Ranking dos +Premiados da Imprensa, e rende 15 pontos para o primeiro colocado de cada categoria regional, 25 para as nacionais e 55 para o Grande Prêmio (metade dos pontos para cada integrante em caso de trabalhos em equipe).

Sequelas de um Carnaval catastrófico

* Por Cristina Vaz de Carvalho, editora regional de Jornalistas&Cia no Rio de Janeiro

 

Morreu Elizabeth Ferreira Jofre, a radialista Liza Carioca, em decorrência do acidente com um carro alegórico de escola de samba, quando ela fazia a cobertura do Carnaval deste ano. Liza tinha 55 anos e morreu de septicemia na manhã de sábado (29/4), no hospital Quinta D’Or, em São Cristóvão. No acidente, teve fratura exposta na perna e fratura na bacia e chegou a fazer sete cirurgias. Desde então, permaneceu no hospital Souza Aguiar e só foi transferida para o Quinta D’Or em 25/4, quando seu estado de saúde se agravou.

O enterro, em 1º/5, foi no cemitério São Francisco Xavier, no Caju. Estavam no velório de Liza personalidades do samba e Jorge Castanheira, presidente da Liga das Escolas de Samba, que deu declaração aos jornais assumindo a iniciativa de transferir Liza para o CTI do Quinta D’Or, um hospital particular. Ele prometeu ainda mudanças para o próximo Carnaval, a fim de que acidentes como esse não se repitam, e informou que seguem as negociações com a seguradora Mapfre para estipular quanto vai receber cada vítima.

Relembrando: na noite da segunda-feira de Carnaval (27/2), na abertura da apresentação do Grupo Especial no Sambódromo, um carro de três to­neladas da primeira escola a desfilar, Paraíso do Tuiuti, desgovernado, bateu nas grades que separam as arquibancadas da pista. Imprensou contra a grade quem ali estava e feriu mais de 20 pessoas. Após o quê, o carro voltou para a pista e prosseguiu com seu desfile normalmente até o final da Marquês de Sapucaí. Esses fatos foram noticiados em J&Cia 1.091, de 2/3/17. Atualmente, corre na 6ª Delegacia da Cidade Nova um processo contra os diretores de Carnaval e de Alegoria da escola, contra o engenheiro responsável pelas estruturas e o motorista do carro alegórico.

Elizabeth, com o marido e também jornalista Paulo Guterres, o Pau­linho Carioca, era dona da rádio Ação FM. Por estar numa situação muito estressante, Paulo afastou-se recentemente do comando da emissora e foi substituído por Walter Nicolau.

Quem luta pela recuperação

A escola de samba Paraíso do Tuiuti emitiu nota de pesar pela morte de Liza e afirmou ter arcado com os custos do tratamento médico para as vítimas com sequelas e ferimentos graves. Disso discordam outras jornalistas vitimadas na mesma ocasião: lembram que Liza passou 60 dias no Souza Aguiar; Lúcia Mello está até hoje no hospital Miguel Couto, na Gávea; e Cacau Fernandes é assistida no Fundão (Hospital Universitário Clementino Fraga Filho). As duas últimas prosseguem no tratamento pela rede pública, sem receber qualquer atenção dos responsáveis pelo acidente.

A fotógrafa Lúcia Mello sofreu fratura exposta e continua internada há mais de dois meses no Miguel Couto. Submetida a dez cirurgias na perna esquerda, ela aguarda ainda outras duas intervenções e tem a expectativa de deixar o hospital no final de maio. Enquanto isso, acamada, mas otimista, mantém contato com amigos e conhecidos pelas redes sociais, postando no Face as fotos de todos que a visitam. Lúcia é dona do site Tititi do samba.

A também fotógrafa Ana Cláudia (Ca­cau) Fernandes, que fazia um trabalho temporário para o jornal O Dia durante o Carnaval, foi atendida no Miguel Couto, que logo a liberou dizendo que não tinha nada grave. Hoje, com rompimento de dois tendões (manguito e supraespinhal) no ombro, recorre ao hospital do Fundão. Há 15 dias, submeteu-se a uma cirurgia para raspagem de uma infecção, motivada por falta do cuidado inicial adequado. Ela está em casa, sente muita dor, e depende de exames feitos em clínicas particulares, por serem demorados demais na rede pública. O Dia custeou seus exames e o transporte para o tratamento. Cacau acrescenta: “O jornal me deu toda a assistência, inclusive financeira, para pagar minhas contas, já que não posso trabalhar. O Dia está aberto a acertar isso com a Liesa, o presidente do jornal vem resolvendo pessoalmente e parece estar perto de um acordo satisfatório”.

Com um misto de esperança e desânimo, Cacau conclui: “Não lido mais com a Liesa, estou muito debilitada, agora é com meu advogado. Tentei por 60 dias uma negociação, e não consegui. O Leandro [Leandro Azevedo, diretor de Carnaval da Paraíso da Tuiuti] só lembrou que eu existo depois que a moça morreu. Acho lamentável a própria filha [de Liza] dar declaração de que eles não ajudaram em nada”.

Fica a pergunta: quem cobra dos responsáveis? Da Tuiuti, que pôs na pista um carro sem condições de segurança; da Liesa, que ganha das escolas para supervisionar o desfile e responder por ele; do Inmetro, que impõe parâmetros e os fiscaliza; da Riotur, que regulamenta atividades turísticas e credencia quem vai para a pista; do Ministério Público, que defende os interesses da sociedade. Liza Carioca, a jornalista que morreu, entra para as estatísticas dos jornalistas vitimados no exercício da profissão.

Papo de Mãe ganha versão diária na TV Cultura

Mariana (esq.) e Roberta - Crédito: Nadja Kouchi
Mariana (esq.) e Roberta – Crédito: Nadja Kouchi

A TV Cultura estreia na próxima segunda-feira (8/5) o Momento Papo de Mãe, versão diária do programa Papo de Mãe, apresentado aos sábados, às 8h, por Mariana Kotscho e Roberta Manreza.

A atração diária, que irá ao ar de segunda a sexta em três horários – 8h, 11h45 e 17h45 –, trará dicas para grávidas, mães, pais e responsáveis de crianças na primeira infância. Para esta temporada, estão previstos 170 episódios, com 15 minutos de duração cada. O primeiro programa terá a participação da cantora e blogueira Mariana Belém.

Mariana diz que a principal diferença entre os dois programas é que “o Papo de Mãe é semanal, de uma hora, para famílias com filhos de todas as idades, enquanto o Momento Papo de Mãe é mais pontual e dinâmico, diário, com 15 minutos de duração e muitas dicas para grávidas, mães e pais de crianças pequenas”.

Roberta reforça a importância da nova atração como o único programa diário da TV aberta que traz informações sobre a criação dos filhos: “O universo materno/paterno é recheado de dúvidas todos os dias, de novos desafios a cada fase do bebê e da criança. E o Momento Papo de Mãe, a cada edição, vai ter muitas respostas para essas dúvidas, com exemplos de famílias reais e a orientação dos mais renomados especialistas do País”.

Além de mães, pais e cuidadores, acompanhados por seus bebês, o programa terá a participação de pediatras, educadores, psicólogos, nutricionistas, ginecologistas e enfermeiros.Em todas as edições, perguntas e comentários dos telespectadores serão respondidos pelos especialistas. Mães, pais e responsáveis podem enviar suas dúvidas em vídeo.

Censo de frilas chega ao Brasil

Quem são e o que querem os jornalistas freelance do Brasil e Portugal? Para responder a essas perguntas, a Escola de Jornalismo Portátil, de Juan Pablo Meneses, criou o Primeiro censo de jornalistas freelance da América Latina, em parceria com a JSK Fellowships, da Universidade de Stanford.

Mais de mil profissionais hispânicos responderam. Agora, o censo chega ao Brasil, e todos os que fazem frilas em português podem participar até 31 de maio (inclusive estudantes de Jornalismo e profissionais de países lusófonos).

A iniciativa é fruto de uma parceria com o Orbital Mídia, de Adriana Garcia, projeto focado em incentivar inovação digital, criatividade e empreendedorismo em Jornalismo e Comunicação, cujo grupo de discussão no Facebook conta com quase 1.500 profissionais. O Censo Freelance tem 21 perguntas e leva menos de cinco minutos para ser respondido.

No censo dos países hispanos, 56% dos participantes disseram que gostariam de tocar um projeto jornalístico próprio, 23% vivem exclusivamente da renda do trabalho freelance, 33% têm emprego mas reforçam o orçamento mensal fazendo frilas e, apesar da crise no setor, 71% se dizem otimistas sobre o futuro do Jornalismo.

Dimmi Amora cria a Agência iNFRA

Dimmi Amora, que deixou recentemente a equipe da Folha de S.Paulo em Brasília, iniciou um empreendimento próprio, como tem acontecido com vários jornalistas experientes. Criou na Capital Federal a Agência iNFRA, multiplataforma de jornalismo focada no setor de infraestrutura.

Segundo Dimmi, a agência surge da necessidade de levar informação qualificada aos agentes responsáveis pela infraestrutura no Brasil. “Nosso propósito é tornar essa tarefa mais simples, segura e transparente, proporcionando segurança na tomada de decisão, o que levará ganhos a todos os agentes do mercado”, diz o texto de apresentação da página. A agência deverá começar a o perar de forma aberta na próxima segunda-feira (8/5).

Um dos dez jornalistas mais premiados do Brasil, Dimmi está em Brasília desde 2010, dedicando-se a temas de infraestrutura no governo. Trabalhou, entre outros, também em O Globo. É vencedor de prêmios como Rey de España, Esso e SIP.

Integram ainda a equipe da iNFRA: Cláudia Borges, ex-repórter especial do Jornal do Comércio (RS) e ex-gerente de Comunicação da ANTF; Alfredo Junqueira, especializado em mídias sociais, com passagens por Estadão, DCI e O Dia; Clara Sasse, ex-Correio Braziliense e Agência Câmara; além do estagiário Lucas Valença. Os contatos de lá são: [email protected] e 61-981-822-771.

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