-4.1 C
Nova Iorque
terça-feira, dezembro 9, 2025

Buy now

" "
Início Site Página 871

Thaís Aiello lança Panorama Executivo

Thaís Aiello

Thaís Aiello lançou na última semana o site Panorama Executivo, que dá sequência à cobertura da evolução das áreas de gestão de negócios e carreira, atividade que exerceu por 16 anos à frente das colunas Trapézio e Painel Executivo da revista Exame.

O projeto conta também com a participação dos fotógrafos Gladstone Campos e Luís Simione, experientes no registro de fontes executivas, edição de Cássia Monteiro, reportagens de Grace Stelmach e secretaria de Redação de Elizabeth Araújo.

Segundo Thaís, o Panorama Executivo “surge para dar voz e visibilidade às narrativas do cotidiano corporativo. Compartilhar experiências, inspirar trajetórias e lançar luzes sobre formas mais humanas e prazerosas de viver o mundo do trabalho estão entre as ambições desse espaço, que se firma como plataforma independente de notícias”.

Formada em Jornalismo pela ECA-USP, com extensão em Educação Corporativa pela Fundação Instituto de Administração, Thaís atuou como colunista do Painel Executivo da revista Exame por mais de 15 anos, cobrindo cases de sucesso em gestão de negócios e de pessoas em diversas empresas. Teve ainda suas produções publicadas na revista Você S/A até julho de 2015, quando o título deixou de pertencer ao Grupo Abril. Em 2016, deu início à atuação como docente no curso de MBA em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Católica de Santos, responsável pelo módulo de Comunicação Empresarial. É sócia-diretora da Tantha’s Narrativas Corporativas, atuando em projetos estratégicos para grandes e médias empresas.

Webmotors ganha programa semanal na TV Bandeirantes

Reprodução: WebMotors TV/Youtube
Reprodução: WebMotors TV/Youtube

Foi ao ar em 18/6 a primeira edição do Webmotors TV. Com 28 minutos de duração, a atração é dividida em três blocos, com avaliações, lançamentos, notícias de mercado, histórias do universo automotivo e cobertura de grandes eventos. Os destaques da primeira edição foram Porsche Carrera S e Toyota Corolla 2018, além da customização de motos de baixa cilindrada e um teste com o BMW M2.

Semanal, a atração irá ao ar inicialmente até agosto, a partir das 9h30, com transmissão para 46 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, com um público estimado em mais de 22 milhões de pessoas.

“É um projeto que vem sendo estudado com muito cuidado desde o começo do ano e chega para atender à demanda de seguidores do nosso canal no YouTube e fãs das nossas redes sociais”, explica o editor Rodrigo Ferreira. “Nossa ideia é fazer os três primeiros meses como piloto, aproveitando inclusive algumas produções divulgadas em nosso canal. Assim poderemos entender se faz sentido para a marca estar na tevê, tanto editorial como comercialmente. Se der certo, nossa ideia é ampliar para outras praças, atendendo inclusive a sondagens que já nos fizeram”.

A apresentação do primeiro programa esteve a cargo de Lucas Kenji, que também está na equipe de reportagem ao lado de Karina Simões e do editor-assistente Marcelo Monegato. A produção é da Bufalos. “Ainda estamos esperando os primeiros números oficiais da Band, mas já percebemos um aumento expressivo na audiência do site durante a exibição do programa”, conclui Rodrigo. Confira o teaser de lançamento.

Infoglobo muda estrutura da área comercial

A Infoglobo comunicou em 9/6 mudanças na Diretoria de Mercado Anunciante. A partir de 1º/7, Virginia Any, diretora de Mercado Anunciante da Editora Globo, passa a responder pela área comercial também da Infoglobo e do Valor Econômico. Com essa nova organização, deixam a Infoglobo Felipe Goron, que atuava como diretor de Mercado Anunciante, André Chaves, gerente-geral de Mercado Digital, Paula Balsinelli, gerente de Publicidade Nativa, e Marcelo Guedes, gerente Comercial Digital.

A nova Diretoria de Mercado Anunciante terá duas áreas principais: Desenvolvimento Comercial e Digital, com Tiago Afonso (ex-grupo Abril) à frente, e na equipe Sergio Abdon, Carlos Raíces, Karin Ribeiro e Taíssa Paschoal; e Comercial propriamente dita, dividida em São Paulo – com Andrea Flores, Renato Siniscalco, Selma Souto e Ciro Hashimoto – e Rio de Janeiro, com Leonardo André, Marcelo Lima, Rogério Ponce e Renata Aguiar.

Integrante do Spotlight estará no Congresso da Abraji

Hoje no Washington Post, Martin Baron foi editor do Boston Globe
Hoje no Washington Post, Martin Baron foi editor do Boston Globe

O jornalista norte-americano Martin Baron, editor-chefe do Washington Post, e ex-editor do Boston Globe que, em 2002, juntamente com sua equipe, trouxe à luz o esquema de acobertamento de abuso sexual de menores por clérigos na Igreja Católica, será uma das estrelas do 12º Congresso Brasileiro de Jornalismo Investigativo da Abraji, em São Paulo.

O caso ganhou visibilidade mundial no ano passado, quando o filme Spotlight – Segredos revelados, que retratou o trabalho de apuração da equipe de investigação do jornal, levou o Oscar de Melhor Filme. Baron compartilhará suas impressões sobre jornalismo com os participantes do Congresso da Abraji no painel de encerramento do evento, quando conversará com Rosental Calmon Alves, diretor do Centro Knight da Universidade do Texas.

“É um filme importante e mostra por que o jornalismo investigativo é necessário, que é preciso para fazê-lo direito e quais impactos positivos ele pode ter”, destacou o profissional em entrevista à Abraji. “Se os jornalistas têm essa força de vontade e as organizações desejam fazer esse tipo de trabalho, investigações como a de Spotlight são possíveis”.

Há 41 anos na profissão, Baron estudou Jornalismo e obteve MBA pela Lehigh University, na Pensilvânia. Passou pelas redações de Miami Herald, LA Times e New York Times, além de Boston Globe e Washington Post, onde entrou em 2013. Embora também tenha trabalhado como repórter, sua carreira se construiu, em grande parte, nos cargos de editor e editor-chefe. Hoje, supervisiona uma equipe de cerca de 650 jornalistas e já viu o Washington Post ganhar dois prêmios Pulitzer nesse período.

O painel A democracia morre na escuridão: a relevância do jornalismo investigativo em tempos estranhos será em 1º/7, um sábado, no encerramento do evento. O Congresso da Abraji será no campus Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (rua Casa do Ator, 275), de 29/6 a 1º/7, e conta com o apoio de Jornalistas&Cia e deste Portal dos Jornalistas. Inscrições até 26/6.

Folha de S.Paulo cria Núcleo de Inteligência

Em julho, passará a funcionar na Redação da Folha de S.Paulo o Núcleo de Inteligência da Folha (NIF), que terá participação em pautas que envolvam grandes bases de dados, seja auxiliando outras unidades, seja executando-as do começo ao fim. Segundo comunicado do jornal, o núcleo será coordenado por Fábio Takahashi, que responderá diretamente à Secretaria de Redação.

Ex-editor adjunto de Treinamento do jornal, Fábio volta ao Brasil no final do mês, depois de dez meses como pesquisador da Universidade de Columbia em Nova York, por meio da Spencer Fellowship in Education Reporting. Nesse período, pesquisou sobre os currículos nas escolas americanas e em maio, publicou um texto na Ilustríssima, como resultado de seu trabalho. A matéria trazia também comparações com Base Curricular Nacional, que está sendo implementada no Brasil.

Com ele volta a esposa Renata Cafardo (ex-TV Globo – [email protected]), que aproveitou o tempo para finalizar a redação do livro O roubo do Enem, que será publicado ainda este ano pela editora Record. Ele conta bastidores e novidades sobre a história do roubo da prova, em 2009, noticiada com exclusividade pelo Estadão, em que Renata trabalhava na época. O livro também mostra toda a trajetória do Enem, desde a sua criação, em 1998, passando pela grande mudança em 2009 e as perspectivas atuais da maior prova do País. Segundo Renata, foram dois anos de apuração e uma centena de entrevistas: “Vou me dedicar à divulgação do livro na volta ao Brasil”.

Durante o período em Nova York, ela também fez colaborações para a Folha de S.Paulo, como a cobertura dos primeiros meses do governo Trump e a fuga de Eike Batista para a cidade. Além disso, foi uma das cerca de 20 jornalistas internacionais selecionadas para participar, em março, do Dart Center Global Reporting Institute, curso especial sobre a primeira infância, na Universidade de Columbia.

“Chegaremos ao Brasil em 27 de junho e participaremos nos dias 28 e 29 do 1º Congresso de Jornalismo de Educação, como mediadores”, conta ela. “Eu também vou ser palestrante, numa mesa que discutirá grandes reportagens de educação, e falarei sobre a matéria do roubo do Enem. Eu e o Fábio somos fundadores da Jeduca, que organiza o congresso”.

ACidade ON chega a Campinas

Está na rede desde 12/6 mais um site do ACidade ON, agora em Campinas. É o quarto do projeto, que começou dentro da redação de A Cidade, jornal de Ribeirão Preto, mas que ganhou vida própria e se tornou um projeto independente. “Nosso foco é ser uma referência digital no Interior de São Paulo”, diz Josué Suzuki, diretor de Jornais da EPTV. “O ON já está consolidado em Ribeirão Preto e em Araraquara e chegou há dois meses em São Carlos. Em Campinas, que começa agora, o editor é Luís Fernando Manzolli”.

Embora ligado à Diretoria de Jornais, ACidade ON é mais uma empresa do grupo que comanda as emissoras EPTV (Ribeirão, São Carlos, Campinas e Sul de Minas), a rádio CBN em Ribeirão e as rádios Jovem Pan em Ribeirão e Araraquara.

Prévia Eleitoral Jovem Pan: Jânio na cabeça!

* Por Mônica Paula

 

Era 1985 e, então estudante do segundo ano de Jornalismo da Cásper Líbero, fui contratada em agosto pela vizinha Rádio Jovem Pan, ambas na avenida Paulista. A “foquinha em estado puro” ficou imensamente feliz quando foi convocada, juntamente com todos os integrantes do Jornalismo e do Esporte, para participar da “Prévia Eleitoral Jovem Pan”. Concebida por Fernando Vieira de Mello, diretor de Jornalismo, a mobilização de repórteres, redatores, produtores e radioescutas, como eu, tinha por finalidade antecipar o resultado do pleito.

Em um trabalho de organização capitaneado pelo chefe de reportagem José Carlos Pereira da Silva, ou simplesmente Zé Pereira, aquele exército, dividido em duplas, era distribuído por todas as zonas eleitorais da cidade. Lá, pediam para os eleitores preencherem cédulas similares às oficiais, com cores diferentes para homens e mulheres, e depois colocarem na urna que carregavam. Para o transporte, valiam os carros da rádio, veículos particulares e táxis. Era uma loucura! Tive como parceira Rosa Riscala, produtora do noticiário de fim de tarde Hora da Verdade, profissional veterana que teve toda a paciência para lidar com a menina inexperiente e que hoje é uma querida amiga.

Na volta à rádio, toda aquela gente despejava suas urnas e os papéis eram amontoados e tabulados um a um, no mesmo esquema de contagem manual que existia em todas as juntas eleitorais à época. Um improvisado quadro em uma parede enorme servia de planilha gigante para que os dados fossem lá inseridos e, no final das contas, se chegasse a um resultado. E aquela eleição era emblemática, por ser a primeira após o sofrido processo de redemocratização do País. O páreo era disputado pelo senador Fernando Henrique Cardoso (PMDB), de longe o preferido da mídia; o ex-presidente Jânio Quadros (PTB), saudado pelos fieis correligionários e execrado por muita gente porque foi a partir de sua renúncia, em 1961, que se articulou o golpe militar três anos depois; e Eduardo Suplicy, um dos herdeiros dos Matarazzo, tradicional família paulistana.

Foram duas rodadas de Prévias JP, uma dias antes e outra no dia da eleição. Às vésperas, todas as pesquisas indicavam a vitória de Fernando Henrique, que protagonizou um episódio até hoje lembrado: estampou a capa da Veja São Paulo sentado na cadeira de prefeito. A chamada anunciava “Ideias para uma cidade nova”. O então prefeito Mário Covas também esperava ser sucedido por seu histórico companheiro de partido. Contrariando a maré, a Jovem Pan cravava que quem estava na frente era Jânio Quadros, sendo por isso tachada de “Jovem Jânio”. Internamente, sentia-se a pressão por conta desse posicionamento. Fernando Vieira de Mello, Fernandão, um gênio das ideias dotado de temperamento forte, estava ainda mais nervoso naqueles dias.

No dia 15 de novembro, recolhidos e tabulados todos os dados contidos nas cédulas preenchidas, a Jovem Pan já sabia o resultado. Chancelada por Fernando Vieira de Mello e Antonio Augusto Amaral de Carvalho, o Tuta, dono da JP, uma nota foi veiculada no ar. O experiente Joseval Peixoto, apresentador da Hora da Verdade, caprichou na entonação e leu: “A Jovem Pan vem a público informar que, com base nos resultados de sua Prévia Eleitoral, o novo prefeito de São Paulo é o senhor Jânio da Silva Quadros”. A partir daí, foram horas de angústia até o TRE concluir a contagem manual e confirmar a apuração feita pela Jovem Pan. Jânio e seu vice, Artur Alves Pinto, foram eleitos com 1.572.424 votos, ou 37,53%, contra 1.431.300 (34,16%) de Fernando Henrique. Eduardo Suplicy ficou em terceiro lugar e sua vice, Luiza Erundina, seria a sucessora de Jânio em 1988. Aqui, outro acerto da Pan, que previu a virada dela sobre o então favorito Paulo Maluf. Hoje, devido à legislação eleitoral, a Prévia não pode mais ser realizada. Em tempo: ao assumir, Jânio protagonizou o espetáculo midiático de desinfetar a cadeia de prefeito com álcool.

Um grande abraço a todos os contemporâneos, incluindo os da Jovem Pan 2 (FM), entre eles, Fabio Pannunzio, Marcia Bongiovanni, Wellington de Oliveira, Antonio Freitas, Franco Neto, Francisco Verani, Francisco Falcão, Maria Helena Cássio, Valkíria Rabaça, Leda Cavalcanti, Elisete Branco de Camargo, Maria Yamasaki, Milton Parron, Maurício Calil, Paulo Capuzzo, Maria Elisa Porchat, Andreia Peres, Marco Antonio Sabino, Márcio Riscala, Meg Vicente, Marcelo Parada, Renata Perobelli Borba, Marcos Nunes de Barros, Wanderley Nogueira, Nelsinho Nogueira, José Carlos Carbone, Wagner Fonseca, Lilian Amarante, Rogerio Cesar Speni, Wagner Belmonte, Fausto Macedo, Nilson Cesar, Claudio Carsughi, Marcelo Mainardi, Silvia Carvalho, Fernanda Carvalho, Odalvo Menezes, Alexandre Hércules, Beto Rivera, Emílio Surita, Paulo Mai, Oscar Pardini, Zé Américo, e às famílias dos saudosos Alberto Tamer, Reali Jr., Narciso Vernizzi, Edson Di Fonzo, Amadeo Naddeo e Gonçalo Parada, pai do Marcelo.

 

* Mônica Paula ([email protected]), que foi por muitos anos do Estadão, atuou na Comunicação do IICS (Master em Jornalismo) e hoje integra a equipe de cursos e eventos da Aberje.

Camarote Solidário, de Roseli Tardelli, completa 15 anos na Parada LGBT

Roseli Tardelli, ao centro, recebe convidados no Camarote Solidário
Roseli Tardelli, ao centro, recebe convidados no Camarote Solidário

Completa 15 anos neste domingo (18/6), na Parada do Orgulho LGBT, em São Paulo, o Camarote Solidário, que Roseli Tardeli, criadora e diretora da Agência de Notícias da Aids, criou para apoiar a iniciativa. Instalado no mezanino do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073), recebe artistas, jornalistas, personalidades, gestores, médicos e executivos, que de lá assistem à parada e contribuem com seis quilos de alimentos não perecíveis, doados posteriormente a  ONGs que trabalham diretamente com pessoas vivendo com HIV/Aids.

Diz Roseli que algumas presenças já confirmadas são Adele Benzaken, diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde; Cristhian Scheiner, diretor-Geral da Gillead Brasil; e Daniel Marun, presidente da DKT Brasil, que, com o Conjunto Nacional e o laboratório farmacêutico MSD, apoiam a iniciativa.

“No decorrer desses 15 anos distribuímos mais de 17 toneladas de alimentos para cerca de 12 ONGs da capital paulistana… Um trabalho muito legal”, comemora Roseli. Confira mais informações.

Rádio Super Notícia estreia em BH

A rádio Super Notícia estreou nessa segunda-feira (12/6), em Belo Horizonte. A programação é bem variada e contempla desde notícias e entretenimento a muita música. Diversas colunas e programas jornalísticos ganham destaque na programação e contam com a participação de jornalistas de O Tempo e do Super Notícias, também veículos da Sempre Editora.

Ricardo Corrêa cobre os bastidores da política na coluna À parte. Café com Política é um espaço de entrevistas com políticos sobre assuntos que estão em pauta no dia a dia. De segunda a sexta-feira, Economia Popular vai falar de economia de maneira descomplicada, com Helenice Laguardia.

Ana Paula Pedrosa e Queila Ariadne, de O Tempo, ficarão à frente da coluna Feito a Mães, que abordará o universo da maternidade. Raquel Faria, colunista de OT, dá nome a coluna dos bastidores da política e da economia.

Panelaço, tradicional coluna do jornal O Super, dará voz a reclamações dos ouvintes sobre os mais diversos problemas da cidade. Raimundo Couto responderá pela coluna Super Motor, sobre veículos. Em Pergunte a quem sabe, especialistas vão responder a perguntas das mais diversas áreas.

Estão ainda na grade programas de variedades, fofocas, dicas de turismo, mundo dos pets, cultura, estreias do cinema, educação, tecnologia, empreendedorismo, gastronomia e nutrição. Camila Kiser ([email protected] e 31-2101-3054) responde pelo recebimento das sugestões de pauta.

Twitter e El País anunciam parceria para o Mês do Orgulho LGBT

Publicação fará cobertura especial durante a Parada do Orgulho LGBT, em São Paulo, utilizando ferramentas do Twitter

 

Twitter e El País Brasil anunciaram uma parceria em homenagem à Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, na avenida Paulista, no próximo domingo (18/6). Ao longo de toda a semana, assim como no dia do evento, o perfil @elpais_brasil publicará conteúdos especiais, como Moments (narrativas elaboradas a partir da ferramenta do Twitter de curadoria de tweets) e vídeos ao vivo em 360º.

“Usaremos o Moments para contar histórias sobre o universo LGBT”, explica Leonardo Stamillo, diretor editorial do Twitter Brasil. “O projeto aproximará os usuários do Twitter à Parada de São Paulo, que é a maior do mundo e um dos eventos que mais geram conversas na plataforma. O conteúdo vai trazer mais argumentos para um debate que é presente e necessário”.

“El País está sempre buscando novas formas de contar histórias sobre a diversidade das relações humanas e suas múltiplas formas de convivência”, explica Xosé Hermida, diretor de Redação de El País Brasil. “Esta parceria com o Twitter é uma grande oportunidade de seguir desenvolvendo a vocação jornalística de inovar sempre e de contar a realidade sem preconceito”.

Últimas notícias

pt_BRPortuguese