Heródoto Barbeiro, Ricardo Kotscho, Nirlando Beirão e Richard Rytenband, integrantes do Jornal da Record News, se reúnem neste domingo (3/9), no auditório do Colégio Renascença, em São Paulo (rua São Vicente de Paulo, 659), às 16h30, no talk show O que falta para o Brasil decolar?, em que discutirão o futuro do cenário político nacional, incentivando o diálogo e a troca de ideias com o público.
O evento, uma iniciativa Na´amat Pioneiras e Sinagoga Mishcan Menachem, é aberto a toda a comunidade e a renda arrecadada com os ingressos será revertida para projetos beneficentes.
Para mapear o jornalismo local no Brasil, o Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, que mantém o Observatório da Imprensa, anunciou nesta quinta-feira (31/8) que começa a fazer o Atlas da Notícia, um grande levantamento para identificar iniciativas de notícias espalhadas por todos os cantos do País.
Como primeira etapa do projeto, está convocando empresas jornalísticas, associações, universidades, sindicatos, profissionais da área e até consumidores de notícias a colaborarem com a construção de um banco de dados que mostrará como estão distribuídos os veículos produtores de jornalismo no território nacional, fornecendo conhecimento importante sobre o tema. Esses dados, que serão abertos para o público ao fim do desenvolvimento da plataforma Atlas, servirão de fonte para estudos acadêmicos e outros tipos de pesquisa sobre a imprensa brasileira.
Quem quiser sugerir algum veículo para integrar o levantamento basta acessar o formulário pelo site, identificando o nome da organização, a cidade onde se localiza sua sede, o Estado e outras especificações, como segmento principal e endereço eletrônico. O Projor incentiva pessoas a divulgarem os veículos que conhecem, independentemente de considerarem que algum deles já tenha sido mencionado; segundo o instituto, essa possível redundância o ajudará a certificar a informação. As informações serão, então, estruturadas e avaliadas pelos organizadores, a fim de garantir a veracidade, a precisão e a padronização dos dados.
A agência Volt Data Lab é responsável pela validação das informações, pela estruturação do banco de dados e pela construção da plataforma.
O Projor solicita que, além de colaborar com o levantamento, os interessados compartilhem em suas redes, para que mais pessoas possam participar e ajudar a visualizar o jornalismo local no Brasil.
Para colaborações técnicas ou parcerias, o contato é [email protected]. Para outras informações e pedidos de entrevista, os contatos são a presidente do Projor Angela Pimenta (11-973-955-189) e o editor do Volt Data Lab Sérgio Spagnuolo (11-996-511-844).
Com circulação aos sábados desde o início da década de 1970, Veja começou a ser distribuída a assinantes, bancas e supermercados às sextas-feiras, exclusivamente em São Paulo. Embora a Abril afirme em comunicado que a antecipação do fechamento para quinta-feira vale a partir desta semana (30/8, edição 2545), ela já vinha sendo praticada, tanto que um leitor informou a J&Cia ter notado isso há algum tempo.
Segundo a assessoria de imprensa da empresa, a decisão foi tomada por questões de logística, que facilitam a distribuição às sextas-feiras.Entretanto, permanecem inalteradas as datas de reserva e entrega de material publicitário: para Veja SP e Rio, às segundas e terças-feiras, e para Veja Nacional, de segunda a quarta-feira.
Em comunicado interno distribuído na semana passada, a Abril informou aos funcionários o que já há algum tempo vinha sendo comentado pelos corredores: deverá proximamente deixar o prédio que ocupa na marginal do rio Pinheiros, em São Paulo, hoje superdimensionado para suas reais necessidades, e mudar para outro menor, em local ainda não informado.
Segundo a nota, a consultoria McKinsey está trabalhando em um projeto de transformação da empresa, visando a prepará-la para o futuro, e uma das etapas desse trabalho é a pesquisa de Diagnóstico da Saúde Organizacional que todos os funcionários têm recebido. Os resultados gerados por essa pesquisa ajudarão a direção da empresa a promover melhorias nesse momento do Grupo.
O documento prossegue: “Esse rito de passagem da Abril para uma nova era também inclui uma mudança física. Um lugar mais adequado para essa nova empresa está sendo procurado, um espaço mais moderno e integrado, que atenda às necessidades de uma empresa de mídia. A Previ, proprietária do edifício Birmann 21 [N.daR: o atual], ofereceu algumas opções de outros locais que estão sendo analisados. Todos os funcionários serão informados tão logo haja uma decisão sobre a nova casa e demais detalhes sobre a mudança”.
É voz corrente que o provável novo endereço seja um prédio no Morumbi, próximo à Ponte João Dias.
O site do Troféu Jatobá PR 2017, o Prêmio de Excelência e Inovação em PR lançado há alguns dias pelo Grupo Empresarial de Comunicação (Gecom) acaba de ganhar versão em espanhol, facilitando a participação de agências de toda a América Latina na premiação.
Nesta primeira edição, segundo salientam os organizadores, apenas uma das categorias – PR Internacional – estará aberta à participação de agências latino-americanas, mas a ideia é estender progressivamente toda a premiação para o continente. “Com esse passo”, diz Marco Rossi, do Gecom, “cumprimos mais uma etapa na direção da internacionalização do prêmio e do fortalecimento da atividade de PR em toda a América Latina. Além do que, vamos nos aproximar desses mercados e de parceiros interessados na representação da premiação”.
O Jatobá PR tem 20 categorias, 18 delas exclusivas das agências de comunicação e congêneres e duas abertas a todo o mercado – Contribuição ao PR e Concorrência / Licitação do Ano. Uma das principais inovações do projeto é a criação da premiação espelho, que destacará em igualdade de condições as grandes agências e as agências-butique, ou seja, as pequenas e médias agências que atuam em nichos, determinadas áreas geográficas ou são especializadas em serviços específicos.
As inscrições estão abertas e custam R$ 900 para a primeira inscrição, R$ 600 da segunda à quinta inscrição e R$ 450, da sexta inscrição em diante da mesma empresa. Inscrições feitas até 30/9 terão desconto de 10%. Agências associadas à Abracom terão desconto de 20% (não cumulativo).
Outras informações no Regulamento, no FAQ ou pelo 11-5576-5600 (Célia Radzvilaviez) e 11-3861-5280 (Eduardo Ribeiro).
A Samsung faz nesta quarta-feira (30/8), na arena Tempodrom, em Berlim, a conferência de imprensa Your New Normal, para revelar as novidades e últimas inovações que serão apresentadas na feira de eletrônicos IFA 2017. O evento exclusivo vai mostrar produtos criados para se integrar ao cotidiano e estimular a evolução de mais aspectos da conectividade nos mais diversos estilos de vida.
A coletiva de imprensa começará às 13h (horário de Brasília). Quem não estiver presente no evento, poderá sentir-se como estivesse sentado na primeira fila acessando o streaming que será disponibilizado na Samsung Newsroom, onde também estarão disponíveis novidades, artigos e conteúdo multimídia da IFA 2017.
Em sua quinta edição, concurso distribuirá R$ 57 mil líquidos; prazo para concorrer vai até 22 de setembro
Vão até 22 de setembro as inscrições para o Prêmio Abear de Jornalismo 2017. O concurso, promovido pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), chega à sua quinta edição com duas novidades: a criação da categoria Fotojornalismo e o aumento no valor distribuído, para R$ 57 mil líquidos.
O prêmio tem como objetivo estimular, reconhecer e valorizar matérias jornalísticas que focalizem a aviação e que possibilitem, direta ou indiretamente, maior conhecimento sobre a aviação civil comercial nacional, contribuindo para o desenvolvimento do setor e estimulando o hábito de voar.
Podem concorrer reportagens publicadas entre 21 de setembro de 2016 e 20 de setembro de 2017. Já a categoria Fotojornalismo, criada para celebrar os cinco anos do concurso e da própria Abear, premiará cinco trabalhos de destaque veiculados a partir de 21 de agosto de 2012.
Os trabalhos podem ser inscritos nas categorias Temáticas (Cargas, Competitividade, Experiência de Voo ou Inovação e Sustentabilidade), em Imprensa Setorizada e no Especial de Fotojornalismo. Além delas, reportagens publicadas em veículos de fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília concorrerão ao Prêmio Especial Imprensa Regional.
Outra novidade da edição é que neste ano o Grande Prêmio Abear será conhecido apenas durante a cerimônia de premiação. Ele será entregue ao trabalho que obtiver maior pontuação dentre os vencedores de uma das categorias Temáticas ou Setorizada.
Valores – Os vencedores das categorias de reportagem receberão R$ 6 mil cada; o trabalho que receber o Grande Prêmio acumulará mais R$ 6 mil, faturando um total de R$ 12 mil. Para o Especial de Fotojornalismo serão entregues cinco prêmios de R$ 3 mil, sem distinção de posição entre os ganhadores.
No site do prêmio também está disponível o regulamento da competição. Mais informações pelo [email protected]. A iniciativa tem o apoio de Jornalistas&Cia e deste Portal dos Jornalistas.
+ Premiados – O Prêmio Abear integra a base de dados do Ranking dos +Premiados da Imprensa. Os vencedores das categorias regionais, temáticas e do Grande Prêmio somarão, respectivamente, 15, 25 e 55 pontos na próxima edição do levantamento.
Linha do tempo conta a história da imprensa automotiva brasileira
Linha do tempo conta a história da imprensa automotiva brasileira
Depois de anos de planejamento, captação e catalogação de acervo, e 12 meses intensos de estruturação de um espaço físico adequado para receber sua primeira exposição, o Museu da Imprensa Automotiva – MIAU se prepara para abrir as portas ao público nas próximas semanas.
Em uma área de aproximadamente 100 m2 na Vila Romana, Zona Oeste de São Paulo, o espaço traz uma linha do tempo da história da imprensa automotiva nacional, do início do Século XX até a década de 1990, ricamente ilustrada com materiais originais. Há também exposição de itens de memorabilia de eventos automotivos, coleção de manuais de proprietário e mostra de edições número 1 originais de revistas como Quatro Rodas, Motor 3, Grand Prix, Carro, 0 KM, O Mecânico, AutoData e Car And Driver.
“Foi um período intenso para montar a melhor forma de exposição do acervo e, paralelamente, obter toda a documentação necessária”, explica o criador do espaço Marcos Rozen. “Esta última etapa só agora se completou, com a emissão de CNPJ, alvará da Prefeitura e laudo de vistoria dos bombeiros”.
Ele calcula que 95% da estrutura estão concluídos, faltando somente alguns detalhes e acabamentos que serão finalizados até outubro, quando pretende abrir as portas. Com a documentação toda em ordem, busca agora apoiadores para a sustentação do museu e para promover um evento de inauguração dedicado à imprensa automotiva. Inicialmente, o MIAU funcionará de quarta-feira a domingo, com cobrança de ingresso, mas o valor dependerá de quantos forem os patrocinadores. O espaço do museu estará disponível também para locação para eventos, além de encontros e debates com estudantes de jornalismo, jornalistas automotivos e assessores de imprensa.
Exposição interativa marcará os 50 anos do lançamento do primeiro automóvel Chevrolet nacional, o Opala
O espaço – Dividido em dois andares, o MIAU tem em seu primeiro piso uma área para exposições temporárias e temáticas. A primeira será sobre o Chevrolet Opala, abrindo as celebrações do aniversário de 50 anos do lançamento do primeiro automóvel Chevrolet nacional, que se completam em 2018. A exposição contará com diversos materiais de imprensa de época sobre o modelo, como press-releases, fotos, ficha técnica e tabela de preços, exemplares de revistas com reportagens sobre o Opala e outros, além do exemplar de um Comodoro sedã 1988, no qual os visitantes poderão entrar e assistir em seu interior a um pequeno documentário sobre a história do modelo, em uma experiência que remete aos antigos cinemas drive-in.
Na escada de acesso ao andar superior ficará a exposição de duas centenas de canetas com gravações de marcas automotivas.
No segundo andar haverá mostra fotográfica de bastidores da imprensa automotiva de várias épocas, exposição de coleção de máquinas de escrever e outros equipamentos, como gravadores, máquinas fotográficas e filmadoras, TV com exibição ininterrupta de videoreleases e toca-fitas para audição do antigo programa Jornal do Carro, da Rádio Eldorado. O maior destaque vai para os cerca de mil press-kits, livros e revistas automotivas, nacionais e estrangeiras, disponíveis para livre consulta pelos visitantes, além de um pequeno café e banheiros.
Empresas e agências interessadas em patrocinar a avant-première e os primeiros meses de funcionamento do espaço podem solicitar mais informações ou agendar uma visita pelo [email protected] ou 11-981-949-916.
Bruno Ferrari ([email protected]) deixou na última semana o cargo de editor de tecnologia da revista Época e a coluna Experiências Digitais da rádio CBN. Ele embarca em setembro para Oakland, nos Estados Unidos, onde fará pós-graduação em Marketing na UC Berkeley.
“Foram quatro bons anos nessa segunda passagem pela revista, mas chegou a hora de realizar o sonho antigo de morar no Vale do Silício”, destaca o jornalista. “O curso dura um ano e depois eu devo retornar ao Brasil”.
Aberje e Época promovem nesta quarta-feira (30/8), das 10h às 12h, na sede da Aberje em São Paulo (rua Amália de Noronha, 151, 6o), o debate Na era da pós verdade, o jornalismo que faz diferença para a sociedade.
Participarão a jornalista Laura Diniz (Jota), Paulo Nassar (professor livre docente da USP e diretor-presidente da Aberje), Aguinaldo Novo (editor no jornal O Globo) e João Gabriel de Lima (diretor da Época).